17 JAN 2024
ESPORTES
Programa Esporte Para Todos atendeu 5.137 pessoas em 2023
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude (Semej), informa sobre o "Programa Esporte Para Todos", que oferece prática e treinamento esportivo gratuito à população.

O projeto teve início em outubro de 2022, no Complexo Esportivo do Bairro Nossa Senhora da Conceição, com aulas de ginástica funcional para adultos e idosos. Com a forte adesão dos participantes, os horários, locais e modalidades foram ampliados e, em 2023, o projeto realizou um total de 5.137 atendimentos, no período de janeiro a agosto.

Em setembro as aulas foram suspensas devido ao início dos Jogos Escolares de Divinópolis (JED), momento em que demandava um número maior de funcionários e professores de educação física da Semej presente na competição.

Entre as 5.137 pessoas atendidas, 940 eram crianças, 1.365 adolescentes, 807 adultos, e 2.025 idosos. Das modalidades atendidas pelo programa, entre janeiro e agosto, foram: 199 aulas de musculação; 2.136 de ginástica funcional; 313 de dança; 320 aulas de iniciação esportiva; 183 de futebol; 647 aulas de atividades esportivas com pessoas portadoras de deficiência física; 647 de futsal; e 320 aulas de vôlei.

As inscrições foram feitas nos núcleos das atividades com os respectivos professores, através de uma ficha para coleta de dados pessoais e um atestado médico indicando que o interessado está apto para as atividades. A iniciação esportiva é destinada às crianças de até 10 anos de idade; o vôlei, futsal e futebol para crianças e adolescentes entre 11 e 17 anos; a zumba e a ginástica funcional para qualquer idade.

No momento, as aulas do projeto estão em recesso e retornarão em fevereiro, com possíveis alterações de local e horário, mas que serão divulgados posteriormente.

A profissional de educação física, Aline Michel, uma das profissionais que ministram as aulas do projeto, enalteceu o ganho que os participantes obtêm ao participar das atividades e socializar com outros participantes. “Essas atividades promovem qualidade de vida, integração e mais consciência sobre o papel da atividade física. Esse é o propósito pelo qual nós desenvolvemos essa iniciativa", explicou.

Veja os locais e horários atendidos em 2023:
Poliesportivo do Niterói:

Futsal: terça a sexta - 8h às 11h e 13h às 17h
Iniciação esportiva: terça e quinta - 9h
Vôlei: segunda e quarta - 14h
Funcional: quarta - 16h

Escola Municipal Raio de Sol:
Iniciação esportiva: quinta - 14h

Lar dos Idosos:
Funcional: sexta - 15h30

Centro Social Urbano (CSU)
Iniciação esportiva: quinta - 7h30