07 DEZ 2023
MEIO AMBIENTE
Representantes da Prefeitura participam de seminário sobre licenciamento ambiental
A Prefeitura de Divinópolis, por meio de representantes da Secretaria Municipal de Planejamento, Fiscalização Urbana e Meio Ambiente (Seplam), participou, nos dias 4 e 5 de dezembro, do 1º Seminário de Licenciamento Ambiental e Sustentabilidade do Alto São Francisco (SELASF).

O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Pains, foi realizado no Rotary Clube daquela cidade, e teve como objetivo reunir população, empreendedores, consultores ambientais, estudantes e analistas de processos ambientais que tramitam na região do Alto São Francisco, a qual o município de Divinópolis compõe.

A diretora de Meio Ambiente da Seplam, Vilma Aparecida Messias, foi uma das palestrantes do evento, com palestra intitulada "Municipalização Ambiental e a importância do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - Codema". Também representaram a Prefeitura de Divinópolis: a gerente de Interface Jurídica, Marina de Oliveira Menezes e os analistas ambientais Newton Gontijo Sampaio e Rebecca Camilly Galvão dos Santos.

Vilma Messias destacou a importância do evento. “Ficamos lisonjeados com o convite da Ana Luisa Silva Rodrigues, secretária de Meio Ambiente de Pains, para contribuir em um seminário tão relevante, que contou com palestrantes e participantes tão ilustres. Eventos assim são essenciais para que os atores envolvidos diretamente em processos de licenciamento ambiental, assim como a população em geral, possam se aperfeiçoar e agregar conhecimento sobre a temática do desenvolvimento sustentável", salientou.

O evento contou com palestras voltadas, por exemplo, para licenciamento ambiental municipal, educação ambiental e patrimonial, regularização ambiental, práticas ambientais, sociais e de governança, licença social, mudanças climáticas no âmbito municipal, potencial espeleológico regional e compensação, e avaliação de impacto ao patrimônio cultural.

No dia 4 de dezembro, o seminário contou com palestras de Héfren Costa e Carla Daniela Chagas, da Associação dos Municípios Mineradores de Pains, Arcos e Região (Ampar); Clarisse Callegari Jaques, da Peruaçu Arqueologia; Lucas Greco, coordenador regional da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente do Alto Rio São Francisco; Yustane Lerissa Veiga Lopes, do Istituto Estadual de Florestas (IEF), e Pablo Hendrigo Alves de Melo, do Coletivo Arcos Socioambiental.

Já o dia 5 de dezembro teve como palestrantes, além de Vilma Aparecida Messias, representando a Prefeitura de Divinópolis; Marcus Vaz Rolim, do Escritório Rolim Goulart Cardoso Advogados; Kamila Esteves Leal, chefe regional de Regularização Ambiental do Alto São Francisco na Fundação Estadual de Meio Ambiente; André Rocha Franco, da Azurit Engenharia e Meio Ambiente; Elizandra Goldoni Gomig, da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE); Leandro Eustáquio, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC); e Sandra Pereira da Silva, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA).
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024