26 OUT 2023
Prefeitura lança o projeto “Divino Cinema”

A Prefeitura de Divinópolis, através da união das secretarias municipais de Governo (Segov), Cultura (Semc) e de Educação (Semed), lançará na próxima quarta-feira (1º/11), o projeto “Divino Cinema”. A ação acontecerá no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Anália Nogueira Silva, que fica localizado no bairro Nossa Senhora das Graças. Neste dia, acontecerão três sessões de cinema, uma a cada hora, e a primeira terá início às 17h15.

Cláudia Mendonça Teixeira, diretora do Cmei Anália Nogueira, explicou que esta será uma grande oportunidade de oferecer às crianças a vivência da arte cinematográfica em todas as suas etapas, da produção do filme até sua exibição. “Desenvolvemos o projeto Minha Cidade Lê 2023 - Luz, Câmera, ImaginAção, tendo como eixo norteador o trabalho com livros que viraram filmes. Explorando histórias clássicas infantis que foram contadas na telona, produzimos o filme ‘Anália no Mundo Encantado dos Clássicos Infantis’, estrelado por nossos alunos”, relatou.

De acordo com Matheus Tavares, assessor especial de Assuntos Comunitários, o evento é gratuito e será direcionado aos estudantes desta unidade escolar e seus pais e/ou responsáveis. “O objetivo do Divino Cinema é levar cinema aos bairros periféricos da cidade, unindo toda a comunidade escolar em uma ação de socialização e interação. É uma importante oportunidade para propiciar um ambiente de maior interação entre pais e filhos, em uma atividade cultural, longe dos meios tecnológicos, como o celular”, destacou.

O “Divino Cinema” acontecerá no Cmei Maria José Fernandes, localizado no bairro Candelária, no dia 16 de novembro. Dia 7 de dezembro será a vez do Cmei Professora Maria Dalva, que fica no bairro São Luiz, receber o projeto.

Dos Livros para o Cinema

O projeto “Minha Cidade Lê” de 2023 tem como tema “Dos livros para o cinema”. Durante todo o ano, todas as unidades escolares realizaram estratégias para criação de espaços de leitura, acessibilidade à literatura e desenvolvimento da literacia familiar, sessões e encontros de leitura com autores, momentos de contação de história e a promoção de visitas ao cinema.

O objetivo foi introduzir propostas práticas de linguagem oral e escrita, capazes de associar a literatura ao cinema, garantindo estratégias pedagógicas que visam os direitos de aprendizagem no âmbito da leitura e da escrita. O projeto também ressalta que o hábito da leitura e o acesso aos livros não se destina apenas às crianças e estudantes da rede pública municipal, e convida também seus familiares e toda a população para a participação engajada de diferentes faixas etárias.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024