22 SET 2023
Abertura da Semana do Turismo 2023 aconteceu na manhã desta sexta-feira
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), informa que foi realizada na manhã desta sexta-feira (22/9), a abertura da Semana do Turismo 2023, na Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lago.

O evento, que teve início às 9h, foi promovido com o objetivo de iniciar a sequência de eventos que compõem a Semana do Turismo deste ano. A iniciativa tem a finalidade de alavancar e ampliar este cenário no município, e provocar o consequente aumento do desenvolvimento econômico.

Diniz Borges, secretário Municipal de Cultura, falou sobre a correlação entre a cultura e o turismo. "A administração investiu nos setores do desenvolvimento econômico e turismo, trazendo diversos eventos que movimentaram a economia da cidade. Portanto, essas parcerias geraram diversos empregos, onde vários palcos foram montados, artistas foram contratados para os eventos, promovendo uma movimentação social, e trazendo várias pessoas de outras cidades para Divinópolis. Então, todos os eventos são promovidos pela parceria entre ambos campos, tendo em vista que um setor não existe sem o outro”, enfatizou.

Tony Costa, turismólogo e gerente de Infraestrutura dos Centros Industriais e Turismo, destacou a essencialidade dessas ações para fomentação financeira do município. "Hoje, temos a abertura da exposição do turismo, que compreende tudo aquilo que a cidade tem para oferecer no âmbito da cultura, promovendo a potencialização da área e, consequentemente, nosso desenvolvimento econômico", destacou.

Com a abertura da Semana do Turismo 2023, há a tendência, segundo Humberto Freitas Filho, vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo, de que haja um aumento econômico provocado pela empregabilidade promovida pelo turismo. "Falar de turismo é falar de desenvolvimento financeiro e social, além de uma consequente promoção do aumento da empregabilidade na cidade”, exclamou.

A turismóloga e gestora da Instituto de Governança Regional Circuito Verde Trilha dos Bandeirantes, Cecília Galvão, ressaltou o alto patamar econômico e cultural no qual a cidade se encontra. "Hoje, Divinópolis faz parte do mapa do turismo brasileiro, estando entre os municípios com ações prioritárias no Ministério do Turismo para desenvolvimento, se mostrando resultado de um trabalho grande e árduo, realizado todos os anos pela Semdes, um trabalho que, muitas vezes, não é reconhecido pela comunidade. Mas, há sim uma grande importância para o desenvolvimento geral, muito além de apenas econômico. Então, com certeza, a tendência é que a cidade se desenvolva cada vez mais no âmbito", pontuou.

A diretora executiva da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis (Acid), Denise Coronado, reiterou o crescimento do turismo na cidade, além de indicar sua importância no meio econômico. "Temos muito para caminhar ainda, mas já iniciamos a organização do turismo na cidade. Então, essa semana serve para poder mostrar as potencialidades que temos, que são muitas, e mostrar os pontos fortes que temos aqui na cidade", realçou.

Carolina Vieira, gerente de projetos da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Divinópolis, citou durante o evento, sobre o projeto para um estímulo econômico idealizado para os próximos natais. "Nós estamos com a intenção de trazer, para Divinópolis, para os próximos anos, as festividades dos sonhos, em conexão com o turismo, trazendo grandes empresários para patrocinar o feriado de diversas formas. A semente já foi plantada, então, o natal, neste ano, será espetacular, e a tendência é que melhore com o passar dos anos", afirmou.

A Semdes pontua, novamente, que a abertura da Semana do Turismo 2023 e da exposição foi apenas o primeiro evento dentre os vários presentes cronograma da Semana de Turismo divulgado pela prefeitura, que pode ser conferido através do link https://encurtador.com.br/pqsI2.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024