15 MAI 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Semdes divulga “5° Seminário da Construção Civil do Centro-Oeste”
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdes), em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), divulga a realização do “5° Seminário da Construção Civil do Centro-Oeste de Minas Gerais”.

Os encontros ocorrerão nos dias 23, 24 e 25 de maio, tendo início às 8h30, de forma gratuita na sede da Fiemg, localizada na rua Benjamin de Oliveira, n° 144, bairro Esplanada.

A proposta do seminário é de proporcionar nestes encontros um aprofundamento no mundo da construção civil, abordando responsabilidades técnicas, questões sobre sustentabilidade, programas sociais, normas técnicas, gestão, tendências do mercado, dentre outros. Além disso, será apresentado o Laboratório Móvel do Cimento Nacional.

O 5° Seminário da Construção Civil do Centro-Oeste de Minas Gerais tem como parceiros, também, o Cimento Nacional, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), a Caixa Federal, o Sebrae Minas, o Senai - Fiemg e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.  Os ingressos podem ser adquiridos através deste link encurtador.com.br/pyJ03 .

Confira a programação das atividades:

Terça-feira, 23 de maio

8h30 – Boas-vindas do presidente, Leonardo Teixeira.

9h às 10h – Palestra sobre a “Importância do Serviço da Construção Civil – LEMICC” - Ministrada pela supervisora técnica do Senai, Polyana Barbosa, e pelo técnico do Laboratório LEMICC, Frederico Nogueira.

10h às 11h – Anotação de responsabilidade técnica (ART) e Acervo técnico da nova resolução do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) - Ministrada pelo conselheiro regional do Crea-MG, Luiz Paulo da Silva.

14h às 15h – Certidão de Acervo Técnico - Ministrada pelo gerente de atendimento, registro e acervo do Crea-MG, Lívio Alexandre da Silva, e pelo supervisor de acervo do Crea-MG, Randolfe Cunha.
15h15 às 16h – Gerenciamento de Resíduos na Construção Civil ‘‘Construindo um futuro sustentável’’ - Ministrada pelo representante da diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Divinópolis, pós graduado em Gestão Ambiental, Érico de Bessa.

Quarta-feira, 24 de maio

08h30 – Boas-vindas do presidente, Leonardo Teixeira, e retrospectiva do dia anterior.

09h às 10h – Palestra com o Corpo de Bombeiros sobre “O uso de GLP em edifícios perante as normas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais” - Ministrada pelo sargento, Marcos Gontijo.

10h às 11h – Palestra sobre “Compras públicas locais: Como tornar um fornecedor da Prefeitura de Divinópolis” - Ministrada pelo secretário de Administração, Thiago Nunes.

14h às 15h – Palestra sobre a “Caixa Econômica Federal - Programa minha casa minha vida, empreendimento, aquisição de terreno e construção” - Ministrada pelo superintendente executivo de Varejo, Fabricio Lázaro, com a participação do superintendente executivo de Habitação, Leandro Antônio Costa, o gerente de Carteira Pessoa Jurídica, Fabio Augusto de Castro, e o colaborador da Caixa, Bruno Quirino.

15h15 às 17h – Continuação da palestra “Caixa Econômica Federal  - Programa minha casa minha vida, empreendimento, aquisição de terreno e construção”.

Quinta-feira, 25 de maio

9h às 10h – Palestra sobre “Gestão de qualidade em obras, planejamento tributário no setor imobiliário da construção civil, planejamento de obras e gerenciamento de obras  - Ministrada pelos representantes do Sebrae, o coordenador da Construção Civil, Jefferson Dias Santos, e do analista de negócios, Denis Magela.

10h às 11h – Palestra sobre as “Perspectivas e tendências de mercado para construção civil” - Ministrada pelo coordenador da Construção Civil do Sebrae, Jefferson Dias Santos.

14h às 15h – Apresentação Institucional; Cimento Nacional  - Ministrada pelo coordenador de vendas, Osório Pereira, e pela consultora de vendas, Luciana Brasil.

15h15 às 17h – Apresentação do Laboratório Móvel; Cimento Nacional.