13 ABR 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Comitiva participa de visita técnica sobre licenciamento ambiental em Ipatinga
A Prefeitura de Divinópolis informa que representantes das secretarias municipais de Governo (Segov), Meio Ambiente (Seplam) e Desenvolvimento Econômico (Semdes), participam ontem (12/4) de uma explicação técnica sobre a implantação do sistema consorciado de licenciamento ambiental do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Aço (CIMVA). A reunião foi com a diretoria e analistas do CIMVA, que explanaram sobre as vantagens deste tipo de serviço ser com participação ativa dos municípios.

A comitiva, coordenada pelo Sebrae, contou com a presença de autoridades também dos municípios de São Sebastião do Oeste, Cláudio, Carmo do Cajuru, Lagoa da Prata, Santo Antônio do Monte e Passos. Todas as autoridades e lideranças visitantes foram recebidas pelo prefeito de Ipatinga Gustavo Nunes e pelo Presidente do consórcio CIMVA, Hamilton Rômulo.

A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, esteve acompanhada do secretário de Meio Ambiente, Marco Túlio Silva Santos e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Angelo Gonçalves, que estão em uma força tarefa para promover e desenvolver cada vez mais a cidade de Divinópolis.

Janete destacou a importância de se trabalhar de forma organizada e parceira com toda região. “Nenhuma cidade precisa se isolar, juntas conseguiremos muito mais. Por isso, a opção pelo consórcio, além de reduzir os custos, mantém a união das cidades da Região Oeste e Divinópolis é a cidade pólo desta região e precisa assumir esse protagonismo!”, salientou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Angelo, destaca a importância da iniciativa. “A implantação do licenciamento ambiental em competência municipal representará um aumento da atratividade da região para atração e expansão de investimentos”, informou.

Para o secretário de Meio Ambiente, Marco Túlio, com a implantação do consórcio na região haverá melhoria importante nos processos de licenciamento de construções. “Atualmente o licenciamento acontece na Superintendência de Meio Ambiente do Estado, e esses processos que demoram, em média, seis meses para obter a Licença Prévia e Licença Implantação, passariam a ser analisados em até três semanas. Além das construções, as empresas que necessitam do licenciamento, inclusive as mais complexas, de posse de toda documentação, não ultrapassam 90 dias, seja na operação ou na renovação”, analisou.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024