29 DEZ 2022
Festas de Santa Cruz são registradas como patrimônio imaterial
O Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac), com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), aprovou por unanimidade, em reunião realizada no dia 20 de dezembro, o registro das Festas de Santa Cruz como patrimônio cultural de natureza imaterial em Divinópolis.

Na reunião, estavam presentes; a representante do Sindicato das Indústrias de Construção Civil do Centro-Oeste Mineiro (Sinduscon), Vergínia Margaret Martins; a representante da Federação das Associações de Bairros e Conselhos de Comunidades Rurais de Divinópolis (Fambacord), Mirian Ferreira Soares; a representante da sociedade civil, Marcia Helena Ferreira; o representante da Secretaria Municipal de Educação (Semed) José Heleno Ferreira; o representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Políticas de Mobilidade Urbana (Seplam), Claudemir Henrique da Cunha; o secretário de Cultura, Diniz Borges; e o gerente de Patrimônio e Memória, Faber Barbosa.

O processo se deu paralelamente com a finalização de etapas de pesquisas sobre as celebrações dos festejos em devoção à Santa Cruz, que são realizados no município. Nesse sentido, deram suas contribuições os historiadores da Semc, Faber Barbosa e Maria Luiza Grossi, além do pesquisador e representante da Congregação das Irmandades Congadeiras, de Reinado, Festa de Cruz, Folia de Reis e Correlatas de Divinópolis (Congadiv) Arnaldo Mesquita.

Arnaldo Mesquita destacou a importância do registro das Festas de Santa Cruz como patrimônio imaterial. “Esse registro é uma garantia política e jurídica de que a realização das festividades de Santa Cruz será preservada. Essa conquista é um reconhecimento do município de que essa celebração é um bem público”, comenta.

“A Festa de Santa Cruz é uma celebração que conta parte da história de Divinópolis. A construção do município se confunde com a celebração da religiosidade nos cruzeiros desta região. Tornar essa festividade um patrimônio imaterial é preservar a memória do município”, explicou o secretário de Cultura, Diniz Borges.

A Coordenadora da Cultura Popular Thais Emilia destacou a importância da proteção desse bem cultural. “As festas de Santa Cruz representam uma manifestação muito autêntica de nossa localidade, conseguindo, ainda, manter elementos tradicionais desses festejos ao longo do tempo. Essa é uma conquista para manter viva a preservação de nossa cultura", relatou.