18 OUT 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
“Feira Essência Gastronômica” contará com participação de produtores de Divinópolis
A Prefeitura de Divinópolis, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), anuncia o Edital N° 09/2022, que corresponde à seleção de produtores de alimentos, de utensílios domésticos de metal e madeira e de artesanato de Divinópolis para participação na Feira Essência Gastronômica.

A feira ocorrerá no dia 29 de outubro, das 10h às 18h, na Praça da Bíblia, localizada no bairro Bela Vista. O edital está disponível para consulta e inscrição no site da Prefeitura www.divinopolis.mg.gov.br.

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 25 de outubro, por meio de formulário eletrônico disponível em: https://bit.ly/FeiraEssencia. A Semdes reforça que o produtor ou artesão deve ter cuidado ao completar o formulário, já que este só pode ser preenchido uma vez por cada pessoa.

A Feira Essência Gastronômica tem o objetivo de valorizar a gastronomia e a cultura local, proporcionar entretenimento e cultura ao público e visitantes, além de incentivar e promover os produtores regionais. A iniciativa conta com o apoio do “Prato da Casa” e selecionará produtores de alimentos, artesanato e utensílios domésticos de Divinópolis para comercializar e divulgar os produtos no evento.

Mais informações do evento podem ser encontradas no site da Prefeitura, e nos perfis do Instagram da Turismo Divinópolis: https://www.instagram.com/turismodivinopolis/, e do Prato da Casa: https://www.instagram.com/pratodacasaoficial/.

Condições

Se selecionado, o produtor terá a oportunidade de compartilhar uma barraca, oferecida pelo município, com outro participante selecionado. Para produtores de alimentos, comercializar pratos finalizados não será permitido, só degustá-los. Apenas a comercialização de produtos que não estejam destinados ao consumo imediato será permitida.

Critérios de seleção

Três produtores do setor alimentício, três artesãos e três produtores de utensílios domésticos de metal e madeira de Divinópolis serão selecionados para participar do evento. O produtor que optar por trazer sua barraca poderá usá-la individualmente sob a própria responsabilidade para a montagem e desmontagem, em lugar determinado pela equipe de produção.

Em caso de número superior a três produtores do setor de alimentos, três produtores de utensílios domésticos de metal e madeira e três artesãos, habilitados nos critérios de seleção, os participantes com maior pontuação serão selecionados de acordo com os requisitos abaixo:

•    Ser microempresa ou microempreendedor individual (MEI) - 20 pontos;
•    Possuir ao menos uma rede social ativa com última postagem com data de publicação não superior a 30 dias - 5 pontos;
•    Ter experiência com participação em feiras e eventos gastronômicos e/ou de artesanato - 5 pontos por feira;
•    Em caso de artesãos, possuir mais de 3 anos de atuação - 10 pontos;
•    Ter registro vigente no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) - 10 pontos.

O resultado será publicado no dia 26, no site da Prefeitura https://www.divinopolis.mg.gov.br/, e proporcionará aos três primeiros produtores de cada ramo, poder participar na Feira Essência Gastronômica.

Confirmação de participação

Os selecionados deverão completar e enviar o Termo de Compromisso, “Anexo I” do edital, ao correio eletrônico turismodivinopolis@gmail.com, até o dia 27 para validar a participação. O não envio do termo terá como consequência o cancelamento da participação, e a oferta de vaga a outro inscrito, de acordo com a lista de classificação.