14 MAI 2013
Começa amanhã o recadastramento de eleitores em Divinópolis
O recadastramento biomtrico do eleitorado de Divinpolis, 11 maior colgio eleitoral de Minas Gerais, comea amanh, 15 de maio. Os 158 mil eleitores do municpio devem comparecer ao Cartrio Eleitoral para coleta das digitais e da fotografia, alm de comprovao do vnculo com a cidade. O recadastramento obrigatrio, e o ttulo eleitoral de quem no comparecer ser cancelado. O lanamento do projeto acontece no mesmo dia, 15/05, na sede dos cartrios eleitorais, s 10 horas, e conta com presena do presidente em exerccio e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Wander Marotta, e de autoridades locais. Para se recadastrarem, os eleitores divinopolitanos devem comparecer sede dos cartrios da 102 e 103 zonas eleitorais, localizada Avenida 7 de Setembro, 818, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h s 17h. O objetivo da biometria tornar a identificao do eleitor mais segura, eliminando o risco de algum votar por outro, mesmo que de modo involuntrio. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estima que at o fim da dcada seja possvel que todos os eleitores brasileiros possam votar pelo sistema de identificao biomtrica. Divinpolis, que ser o maior municpio de Minas Gerais onde os eleitores votaro nas eleies de 2014 pelo sistema de identificao biomtrica, faz parte da terceira fase do projeto da Justia Eleitoral de implantao da biometria. A 6 de maro, o trabalho de recadastramento biomtrico comeou em Brs Pires, Dores do Turvo, Senador Firmino (pertencentes 261 ZE de Senador Firmino) e Tapira (17 ZE de Arax). O projeto em Minas Gerais comeou em 2009 com recadastramento de cerca de 200 mil eleitores em Curvelo (100 ZE), Par de Minas (202 ZE), Ponte Nova (224 ZE) e So Joo Del Rei (256 e 328 ZEs). De setembro de 2011 a fevereiro de 2012, mais de 70 mil eleitores foram recadastrados em outros 17 municpios mineiros. Servio Recadastramento biomtrico em Divinpolis (que atender os eleitores das 102 e 103 Zonas Eleitorais): Horrio de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h s 17h; Local: Cartrio Eleitoral Av. 7 de Setembro, 818, Centro; Informaes: disque-eleitor 148 ou stio Web www.tre-mg.jus.br necessrio que o eleitor comparea ao cartrio com: documento de identificao (carteira de identidade, carteira de trabalho ou carteiras profissionais - exceto carteira de motorista e novo passaporte, para os que requererem o ttulo pela primeira vez); comprovante de endereo (conta de gua, luz, telefone, etc.), preferencialmente em nome do eleitor, emitido entre 15 de maio de 2012 e 15 de fevereiro de 2013; ttulo eleitoral; CPF (se o possuir) e comprovante de quitao com o servio militar (para os eleitores do sexo masculino maiores de 18 anos que fizerem o ttulo pela primeira vez). Fonte: TRE-MG Legenda foto: Prefeito Vladimir Azevedo e presidente do TRE-MG, Antnio Carlos Cruvinel, em visita a Divinpolis para apresentao do projeto de recadastramento biomtrico.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024