14 MAI 2013
Vladimir discute judicialização da saúde com desembargadora no TJMG
O prefeito Vladimir Azevedo, presidente da Frente Mineira de Prefeitos, participou na ltima semana no Tribunal de Justia do Estado de Minas Gerais, de uma audincia com a desembargadora Vanessa Verdolim Hudson Andrade. O encontro foi solicitado pela diretoria da FMP, e contou tambm com o prefeito de Arax Jeov Moreira, secretrios e procuradores de algumas cidades. Vladimir exps as vrias dificuldades sentidas pelos prefeitos, quanto ao fornecimento de medicamentos e tratamentos mdicos fora da competncia municipal, o que sobrecarrega as finanas dos municpios. No ltimo encontro da FMP, em Uberaba esse assunto foi muito debatido, bem como alguns dos problemas da judicializao inerentes a ela, e alguns efeitos colaterais que so gerados ao sistema. A universalizao no regulamentada sufoca o prprio SUS e quem paga o pato nesta situao a ateno primria de cada municpio, j temos que cumprir o mandato judicial, comentou. O presidente da Frente Mineira de Prefeitos, afirmou ainda durante a reunio, que as cidades plos sofrem mais com a judicializao. Essas cidades sofrem de maneira diferenciada, a gente nota primeiro um recrudescimento exponencial da judicializao. Isto nos coloca cada vez em sobressalto a cada deciso e que influi muito no planejamento da sade, falou. A desembargadora Vanessa Verdolim Hudson Andrade, confirmou a correspondncia enviada pela FMP ao presidente do Tribunal de Justia do Estado, desembargador Joaquim Herculano. Eu vi nesta reunio a inteno dos municpios principalmente que no ficar livre do paciente, e sim atender ele quando necessrio e da melhor maneira possvel. Isto nos fez ver que seria o caso de atendimento tcnico dentro do processo, como j ocorre em relao ao Estado. Ns fizemos uma proposta de estender o convnio que j existe no caso das aes envolvendo o Estado atravs do Ncleo de Atendimento Tcnico (NAT), explicou. A idia que a partir do convnio, antes de ser deferido liminar, o Ncleo pode informar ao juiz tudo que ele precisa saber sobre o medicamento ou tratamento em questo, de forma isenta. Foram feitas outras sugestes durante a reunio para evoluir, mas eu entendo que essa uma das preferidas. O prefeito Vladimir e os demais expuseram com clareza as dificuldades dos municpios, e o Tribunal de Justia est as ordens e vamos discutir. Eu tenho a impresso que haver uma soluo, se no integral, pelo menos para amenizar esse problema que os municpios vivem, assegurou a desembargadora. Para o secretrio executivo da Frente Mineira de Prefeitos, Erick Souto, os municpios tm sido bombardeados por decises judiciais de 1 instncia. Em geral liminares, determinando a compra de remdios e fornecimento de tratamentos mdicos de mdia e alta complexidade que pela diviso de competncias no mbito do Sistema nico de Sade seriam de responsabilidade do Estado e Unio, enfatizou. Tambm participaram da audincia, a procuradora do Municpio de Divinpolis, Taciana Alcntara; Rosa Maia de Oliveira, coordenadora jurdica e Luciene Silva Nunes da secretaria de sade. Importante a reunio porque a gente v que o Tribunal de Justia est preocupado com as inmeras liminares em desfavor dos municpios, que se sentem desamparados. Tem que haver a diviso de competncia, estendendo assim ao Estado e a Unio, uma vez que o municpio executa as polticas implantadas tanto pelo Estado quanto pela Unio. Neste momento cmodo para os entes federados superiores, destacou Taciana.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024