25 JUL 2022
Começam hoje as oficinas do Festival Cultural de Inverno da UFSJ
Começam hoje as oficinas do Festival Cultural de Inverno da UFSJ

A Prefeitura de Divinópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), divulga informações sobre as oficinas que o Festival Cultural de Inverno da Universidade Federal de São João del Rey (UFSJ) realizará em Divinópolis. A edição 2022 do festival traz o tema "Planeta Fome", refletindo sobre a situação atual do país e faz uma reverência à Elza Soares, símbolo da cultura brasileira, que lançou um álbum com o mesmo nome em 2019.

A partir de hoje até sexta-feira (29/7), as salas do campus Centro-Oeste da universidade e a Praça do Santuário receberão a oficina “Brincar de Música”, que será ministrada por Daniel Penido Dias. A capacitação é voltada para crianças de três a 12 anos de idade. A oficina será realizada, todos esses dias, de 9h às 12h, no campus localizado na rua Sebastião Gonçalves Coelho, nº 400, no bairro Chanadour e, na Praça do Santuário.

Nesta quinta (28/7) e sexta-feira (29/7), a docente da instituição, Fernanda Maria Policarpo Tonelli, ministrará a oficina “Conhecendo o DNA”. Na oportunidade, o público conhecerá o protocolo e realizará a extração de DNA de frutas por meio de procedimentos simples. Além disso, os participantes aprenderão a construir um modelo 3D da molécula utilizando jujubas, palitos de dente e arames maleáveis.

O público terá ainda acesso a informações acerca da estrutura e função do DNA nas células, assim como a importância de sua manipulação para o avanço científico em diferentes áreas do conhecimento. Para participar, os interessados devem preencher o formulário disponível no link https://bityli.com/NOBkOm. A oficina é voltada para professores da Educação Básica.

Até quinta-feira, de 9h às 11h, a instrutora Andressa Cabral ministrará a oficina “Prato do Dia: Audiodescrição para Fotografia. A iniciativa, que será transmitida de forma virtual, é organizada com o intuito de promover o acesso à cultura desde o ambiente escolar, por meio do conhecimento do recurso de acessibilidade comunicacional da audiodescrição para fotografia, permitindo ao público-alvo, saciar a fome das pessoas que ainda não tem o acesso ao banquete cultural.

A iniciativa atingiu o limite de participantes na oficina. Para estar na lista de espera, os interessados devem enviar e-mail para invernocultural@ufsj.edu.br. A oficina é voltada para educadoras de crianças de dez a 12 anos de idade.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024