08 MAR 2022
Programação especial pelo Dia da Mulher acontece no centro de Divinópolis
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), participou na manhã de hoje (8/3) do evento em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, promovido pela Associação dos Advogados do Centro-Oeste de Minas (AACO/MG).

As atividades foram realizadas de 8h às 12h, no quarteirão fechado da rua São Paulo com a avenida Primeiro de Junho, no centro. Durante o evento, foram feitas orientações jurídicas gratuitas sobre o Direito da Mulher, atividades de orientação sobre violência contra a mulher, além de uma apresentação da banda da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

Para a diretora da comissão da mulher da AACO, Gabriela Matos, o evento é importante pois “apesar de existirem vários grupos apoiadores, atualmente a violência e a vulnerabilidade da mulher ainda são constantes. É preciso fortalecer essa essência feminina, que está conquistando cada vez mais espaços, mas ainda é ameaçada”, relatou.

Diversos testes de saúde puderam ser feitos através da participação da Semusa com o furgão do Serviço de Assistência Especializada (SAE) IST/AIDS, tais como aferição de pressão e de glicemia capilar, testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites virais. Houve também a distribuição de preservativos e folders, com o objetivo de levar educação, prevenção e saúde para a população.

A Semas atuou com o furgão para atendimento itinerante do CadÚnico. Além disso, várias outras atividades foram realizadas no evento em benefício das mulheres divinopolitanas.

Eliane Alves, coordenadora da proteção social básica, disse que essas atividades são essenciais para o empoderamento das mulheres. “Essas ações afirmativas são importantes para valorizar e conscientizar, não só a sociedade, mas as mulheres, principalmente, sobre seus direitos e suas garantias”, ressaltou.

A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, esteve presente durante a realização da ação. Durante sua fala, Janete parabenizou todas as mulheres e ressaltou a importância da luta feminina pela valorização e contra a violência. “A mudança só é possível com mulheres de coragem, que ocupam os espaços institucionais. Mulheres corajosas que são mães, esposas. Somos todas mulheres e temos esse diferencial: fazer da vida do próximo um bem maior”, enfatizou.

De acordo com Telma Rodrigues, presidente da comissão da mulher da OAB, “ainda é determinante ter um dia que marque a importância do papel da mulher na sociedade, da força da mulher enquanto peça fundamental nessa engrenagem, para que tudo funcione da melhor forma” destacou.

Para Maria Gorete Rios, delegada da Polícia Civil responsável pela delegacia da mulher, o evento realizado é de extrema importância. “Ainda muito o que conquistar, mas o caminho é árduo. Devemos agradecer às conquistas anteriores e nos firmarmos, pois juntas somos mais fortes e podemos chegar em um patamar muito melhor que o de hoje”, comentou.

A cidadã Adriane Fernandes, que estava presente na ação, é preciso haver valorização e respeito para todas as mulheres, “principalmente por vivermos em uma sociedade machista como a de hoje. Dia da Mulher é todo dia, mas vale a pena relembrarmos, nos empoderar e mostrar todo o valor que temos”, lembrou.

Acesse a Galeria de Fotos deste evento, através deste link https://www.divinopolis.mg.gov.br/portal/0/galeria-de-fotos/114/dia-internacional-da-mulher-2022---acao-rua-sao-paulo/
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024