21 OUT 2021
Atenção Secundária recebe veículo para realizar ações ligadas às IST’s
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), com o objetivo de dar acessibilidade a população, disponibilizou para a Atenção Secundária à Saúde um veículo adaptado para realizar ações ligadas às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). O veículo melhorará o acesso da população às testagens e, assim, ampliará o diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites Virais, com o intuito de ofertar tratamento adequado e redução da transmissão do HIV e outras IST’s.

O veículo será usado para o Serviço de Atenção Especializada (SAE) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de maneira itinerante. A inauguração será realizada no dia (27/10), às 10h, no quarteirão fechado da rua São Paulo.

O veículo SAE/CTA itinerante, estará na praça das 8h às 12h realizando atendimento. Os serviços que serão ofertados são: testes rápidos de HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis, distribuição de preservativos e material educativo. Haverá também aconselhamento com a equipe multiprofissional do SAE com a participação de psicólogos, assistente social, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Além disso, o Centro de Reabilitação Regional (Crer) aplicará o índice de vulnerabilidade clínico funcional nas pessoas que tiveram Covid-19, onde terá uma avaliação para determinar a necessidade de reabilitação pós-covid. Terá também orientações sobre o autocuidado e o cuidado pós-covid.

O Serviço Especializado de Odontologia fará avaliações para diagnóstico precoce de lesões orais e ainda dará orientações sobre os cuidados com a Saúde Bucal.

A policlínica encaminhará profissionais para ofertar serviços de cuidados com a saúde, como aferição de glicemia e pressão arterial. Orientações sobre autocuidado, sobretudo considerando o outubro rosa e a prevenção a agravos.

Profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) AD III, Caps i e Caps III realizarão orientações sobre os cuidados e os serviços de saúde mental.
Versão do Sistema: 3.1.6 - 03/11/2021