25 NOV 2019
Definido novo prazo para desocupação do Camelódromo

Os vendedores ambulantes ficam até 12 de janeiro no Centro de Comércio Popular (Camelódromo) no quarteirão fechado da rua São Paulo no Centro de Divinópolis. A nova data foi definida em um acordo entre representantes da Prefeitura de Divinópolis, da Defensoria Púbica, dos ambulantes e da Câmara de Vereadores, no fim da tarde desta segunda-feira (25/11) no Centro Administrativo. O novo prazo foi definido, após autorização do prefeito de Divinópolis, Galileu Machado, que sensível a demanda dos ambulantes, estendeu a data.

A desocupação dos ocupantes do camelódromo será até 12 de janeiro e, no dia seguinte, os boxes devem estar desocupados, sem nenhuma mercadoria em seu interior, ficando os respectivos proprietários dessas mercadorias cientes de que a Administração fará a remoção do mobiliário existente no local em 13 de janeiro.

O acordo precisa ser homologado judicialmente dentro desta semana, conforme consta em ata, para ter validade, haja vista que as providências voltadas à desocupação continuarão até que ocorra a homologação. O acordo conta, ainda, com a interveniência das forças de segurança pública.

Assinaram a ata do encontro, o secretário Municipal de Governo, Roberto Antônio Ribeiro Chaves; a secretária Municipal de Meio-Ambiente e Política Urbana, Flávia D’Alessandro; o procurador-Geral do Município, Wendel Santos de Oliveira e procurador-Geral Adjunto do Município, Bruno Torres dos Santos. Também participaram do encontro, Defensor Público Estadual, Rafael Henrique de Magalhães Souza; os vereadores Eduardo Print Júnior e Renato Ferreira e Guilherme Lacerda Teixeira, bacharel em Direito.

A Presidente da Associação Profissional dos Vendedores Ambulantes de Divinópolis, Maria Inês Rodrigues Alves; o vice-presidente da Associação, Flávia Santos Silva; o primeiro-Secretário da Associação, Vicente de Paula Silva e Conselheiro da Associação, Reginaldo Rossi Freitas, também participaram e concordaram com o prazo estabelecido.

A abertura do local é uma ação tomada com base na vontade popular e tendo como referência as informações apresentadas pelos órgãos de segurança pública, que elencaram uma série de situações de irregulares praticadas no local. Também da necessidade da desocupação para o cumprimento da legislação recentemente aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo Prefeito de Divinópolis, Galileu Machado, que estabelece os princípios da mobilidade urbana.

O Secretário de Trânsito e Transporte, Marcelo Augusto, participou de toda a negociação para retirada dos camelos da Rua São Paulo.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024