A Prefeitura de Divinópolis, diante da grave crise financeira que assola o município, com a falta dos repasses de recursos por parte do Estado de Minas Gerais, propôs ao Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região (Sintram) e ao Sindicato dos Trabalhadores da Educação Municipal do Município de Divinópolis (Sintemmd) a postergação da negociação de reajuste salarial dos servidores para 2020.
No ofício enviado, a administração explica que a retenção de recursos em 2018/2019, desencadeando um rombo nos cofres públicos sem precedentes, impossibilitou conceder o reajuste necessário, uma vez que o município não tem mais capacidade de endividamento.
Em 4 de abril, foi firmado um acordo entre os municípios e o governo do Estado, que prevê o pagamento de parte dos valores confiscados (ICMS, IPVA e Fundeb), a partir de janeiro de 2020.
A Prefeitura já enviou à Câmara Municipal de Divinópolis projetos para a reavaliação da planta genérica de valores, que se encontra sem atualização há mais de 25 anos, o que compromete ainda mais o caixa geral.
Mesmo com a situação calamitosa, o governo municipal tenta honrar seu compromisso com os servidores e espera a compreensão de seus esforços por parte dos representantes sindicais.
O ofício sobre o reajuste abaixo.