27 DEZ 2016
Secretaria Antidrogas promoveu 242 palestras em escolas

Criada em 4 de março de 2011, a Secretaria Adjunta de Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos desenvolve um trabalho de articulação com as forças de Segurança Pública, Saúde, Assistência Social, Cultura e Esporte, ONGs, Conselho Municipal sobre Drogas e Comunidades Terapêuticas, entre outros. O papel da secretaria dentro da estrutura de governo é o de articular e implementar políticas sobre drogas, com foco na prevenção e o combate aos danos causados pelo uso de drogas.

A pasta, primeira de Minas Gerais, estruturou ações integradas de prevenção, mobilização e sensibilização para prover condições ideais para operação e funcionamento das atividades das políticas sobre drogas e direitos humanos.

Na área de prevenção foram realizadas ações voltadas para as escolas e a comunidade, estratégias de comunicação e formação de profissionais que atuam nas políticas públicas envolvidas. No período de atuação da secretaria, foram 242 palestras em escolas públicas, ou seja, quase uma por semana.

A secretaria realizou 1.049 atendimentos presenciais e encaminhou 372 pessoas para a assistência adequada.

Foi criada a campanha “Legal é Prevenir”. A pasta ainda aderiu ao programa “Crack, é Possível Vencer”  do Governo Federal e capacitou profissionais no Programa de Qualidade de Vida Amor Exigente (PQV-AE). A secretaria também participa do Programa Educacional de Resistência às Drogas(Proerd) da Polícia Militar, além de atuar na Operação Fênix.

A Secretária de Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos do Governo Vladimir Azevedo foi a primeira pasta com esta política pública criada no Estado de Minas Gerais.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024