20 DEZ 2016
Recursos para funcionamento do Samu

O Prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, participou em Brasília na tarde desta terça-feira (20/12) de um encontro com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros e o Secretário de Estado de Saúde, Nalton Cruz. Foi pactuado no encontro o funcionamento do Samu Centro-Oeste para janeiro e o funcionamento para março.  A audiência foi solicitada pelo deputado federal Domingos Sávio.

O prefeito de Divinópolis destacou a importância do funcionamento do Samu. “Serão 360 funcionários que começam a trabalhar no Samu e vai movimentar R$ 3 milhões na saúde da região com o funcionamento do Samu. Esperamos que comece a funcionar nos próximos três meses”, destacou.

Domingos Sávio apresentou ao Ministro a importância do Ministério fazer o credenciamento e cumprir as etapas finais para liberar o recurso e garantir o custeio do Samu do Centro-Oeste. “O Ministro assumiu o compromisso de atender às solicitações do Governo de Minas, que o solicitou que coloque em dia e passe a pagar pelo repasse do Consórcio do Sul de Minas, visto que o Governo de Minas vem arcando sozinho há algum tempo. Com este compromisso assumido, o Secretário de Minas compactuou, atendendo ao nosso pedido, que a partir de janeiro, tomará todas as providências para imediato funcionamento do Samu Oeste”, relatou.

Com a efetivação dos serviços, além dos 360 profissionais, serão 24 unidades básicas com médicos socorristas e plantonistas. São 18 hospitais, em toda região oeste que receberão um adicional para ter um atendimento prioritário para as situações de urgência e emergência.

A comitiva de Minas Gerais foi liderada pelo Secretário de Estado de Saúde, Nalton Cruz, o presidente do CIS-URG e prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, o primeiro vice-presidente e prefeito de Bom Despacho, Fernando Cabral, o secretário geral e prefeito de Luz, Ailton Duarte, o secretário Executivo do Consórcio, José Márcio Zanardi o gerente de Logística, Dárcio Abud e o diretor médico, Dr. Marco Aurélio Lobão. Participaram, também, os deputados Toninho Pinheiro (PP/MG) e Jaime Martins (PSB/MG). O Secretário de Atenção Primária, Francisco de Assis Figueiredo, compôs a equipe do Ministro.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024