Exposições e eventos culturais na área externa se multiplicaram
A programação do Museu Histórico passou por forte reformulação. O espaço também foi reformado. O sobrado construído em 1830 voltou à cor original azul e as atrações se multiplicaram dentro e fora do bem tombado como patrimônio histórico em 1988. Exposições e eventos culturais na área externa atraíram cerca de 137 mil visitantes.
Desde 2009, foram aproximadamente 50 exposições de vários segmentos, entre elas: “Nos Trilhos da Minha Cidade”, “O que o meu museu tem?”, “A ferrovia e suas funções”, “Esmeralda Fidélis no polo Confeccionista de Divinópolis” e “Brigadeiro Cabral, Ilustre Divinopolitano”.
239 turmas de estudantes de escolas e faculdades visitaram o Museu. Pessoas de 849 cidades, vindas de todos os estados e do Distrito Federal, passaram pelo local. Ainda de acordo com os registros do Museu, visitantes de 38 países prestigiaram as atrações.
Externa
Na área externa, o Museu promoveu inúmeros projetos de sucesso. Passaram pelo local propostas como o Borandá no Museu, Música no Museu, Rádio Museu, Cinema no Museu, Colorindo o Museu, Museu Itinerante e Dança no Museu.
O local também recebeu atividades do Inverno Cultural, 2º Encontro de Vespas, Lambretas e Motonetas, Museu até Você, Primavera de Museus, Semana Nacional de Museus e Capoeira no Museu.