30 JUN 2016
PREFEITO
Ministro das Cidades diz que agilizará processo de pavimentação

O Prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, solicitou a autorização do Ministro das Cidades, Bruno Araújo, para desmembrar o processo licitatório da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O pedido é para agilizar o processo e beneficiar os bairros Grajaú, São Simão, Terra Azul, Costa Azul, Nova Fortaleza I e II, Jardim Candidés, Jardinópolis, Jardim Real e Floresta. O pedido foi realizado na noite de quarta-feira (29/06), na visita de Bruno Araújo a Divinópolis.

O objetivo do município é adiantar o processo de infraestrutura dos bairros separando a obra de saneamento básico daquela de pavimentação asfáltica.  Para asfaltamento nos bairros Grajaú, São Simão, Terra Azul e Costa Azul, por exemplo, a empresa já foi conhecida e poderá atuar para pavimentar; no entanto, é necessário esperar o processo licitatório da execução de rede de esgoto em outros bairros terminar no próximo mês.

“Fazemos apelo ao Ministro das Cidades e à Caixa Econômica Federal. Temos duas frentes de trabalho e queremos pedir-lhes autorização, porque já temos licitado separar as frentes de serviço de asfaltamento no Terra Azul, no Costa Azul, no São Simão e no Grajaú, que são bairros importantes para ser beneficiados.  Com a autorização, daremos a ordem de serviço para a obra começar”, destacou o prefeito.

O Ministro das Cidades afirmou que analisa o pedido do prefeito para agilizar o processo licitatório. “Em relação ao pedido do prefeito, discutiremos com os técnicos da Caixa Econômica Federal e com a Secretaria de Saneamento, e, se tecnicamente for possível, estará autorizado. Temos de cumprir o que tecnicamente nos protege a todos e vamos sentar-nos para conversar”, ressaltou.

O Ministro das Cidades visitou o residencial Portal Arboretto, do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), faixa 2, em Divinópolis. O evento teve participação dos deputados federais Domingos Sávio e Jaime Martins. O superintendente da Caixa Econômica Federal, Marcelo Bomfim, também compareceu ao evento.

2ª etapa do PAC

De acordo com relatório do PAC elaborado pela Usina de Projetos, sistema de drenagem de água pluvial e pavimentação asfáltica serão executados nos bairros Grajaú, São Simão e Terra Azul. O projeto prevê complementação com drenagem nos bairros Jardinópolis e Jardim Candidés. Interceptores de esgoto sanitário serão implantados no Córrego do Bagaço para viabilizar as redes coletoras dos bairros Nova Fortaleza I e II.

A rede coletora do bairro Grajaú também será viabilizada com os interceptores de esgoto do Córrego Vila Romana. Ainda conforme a proposta, interceptores de esgoto sanitário serão instalados no Córrego do Moinho, no Limeira e no Jardinópolis para viabilizar o lançamento das redes coletoras dos bairros Floresta e Jardinópolis. O programa ainda prevê complemento da estação de tratamento de esgoto no bairro Jardim Real.