20 ABR 2016
Prefeito autoriza repasse de R$ 1,3 mi para HSJD

O Prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, assinou a autorização nesta quarta-feira (20/04) do repasse de R$ 1,3 milhão para o Hospital São João de Deus (HSJD). A solenidade de assinatura foi realizada no gabinete do prefeito com participação da diretoria do hospital, vereadores, secretários e jornalistas.

O vereador e presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Edmilson Andrade, destacou o momento histórico para o município. Ele ressaltou a importância de destravar a pauta de votação bloqueada pelo movimento grevista dos servidores. “Prejudicou a população durante 15 dias. Os recursos são para pagar os salários dos profissionais do hospital. Não acho justo travar um recurso que é para destravar o HSJD. Os recursos entram para o HSJD, para o Mais Médicos e combate a dengue”, afirmou o presidente da comissão.

O Superintendente da Fundação Geraldo Corrêa e responsável pela gestão do HSJD, Afrânio Emílio Carvalho da Silva, explicou sobre a normalização do atendimento da unidade de saúde.

“Com o repasse destravado, vamos gradativamente normalizando os atendimentos dentro da nossa capacidade. Temos uma demanda muito superior a nossa capacidade. Em Divinópolis somos o único hospital do SUS para o atendimento a população”, afirmou.

O Prefeito Vladimir Azevedo ressaltou o esforço do município para repassar os recursos para HJSD.  “Para qualquer pagamento desde tipo tem que ter previsão orçamentária. Essa peça orçamentária se dá pelo Legislativo do contrário vira pedalada. Foi um cenário difícil nestes 15 dias onde alguns radicalizaram e construíram um muro. No entanto, a maioria dos vereadores teve compromisso com a vida e aprovaram e legislaram de forma até regional, porque não atende somente Divinópolis e sim toda a região. Os vereadores somaram conosco para resolverem o problema e estão de parabéns”, afirmou Vladimir Azevedo.

A prefeitura pagou a terceira parcela de R$ 300 mil por parte do município e repassou a segunda parcela no valor de R$ 1 milhão referente ao Governo de Minas Gerais.

Em janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde e também a Secretaria de Estado da Saúde firmaram o acordo com o HSJD para passar recursos destinados ao pagamento dos médicos. O Estado ficou responsável por repassar em quatro parcelas no valor de R$ 4,5 milhões e o município 10 parcelas de R$ 300 mil.

Participaram da solenidade os vereadores, Adilson Quadros, Wilson Periquito, Edmilson Andrade, Edmar Rodrigues, Edmar Máximo, Eduardo Print Júnior, Hilton Aguiar e Rodyson Kristnamurti.

A Secretaria de Saúde, Maria Inês Ribeiro, e o Secretário da Fazenda, Antônio Castelo, além do procurador do município, Rogério Farense, também participaram do evento.