25 FEV 2016
Laboratório amplia exames e diminui espera

O Centro Municipal de Apoio à Saúde (Cemas), conhecido como Laboratório Municipal, serviço vinculado a diretoria de Atenção a Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis (Semusa), divulgou nesta quarta-feira (24/02) balanço de suas atividades no período de 2009 a 2015. A unidade aumentou o volume de exames, diminuiu tempo de espera e ainda recebeu certificado de excelência.

O Cemas é responsável pela realização de exames diversos, como os bioquímicos, hematológicos, parasitológicos, hormonais, uroanalíticos, microbiológicos e citológicos; que são oferecidos gratuitamente para a população. De 2009 a 2015, houve aumento de 56% dos exames oferecidos. Passaram de 336.714 mil em 2009 para 597.137 mil em 2015.

Outro número expressivo revelado por este balanço diz respeito às requisições atendidas, que são pedidos de exames solicitados por profissionais médicos e de enfermagem. Estas passaram de 64.526 mil em 2009 para 83.358 mil em 2015. O Cemas diminuiu o tempo de espera para receber o resultado dos exames solicitados. Em 2009 a média de tempo de espera era de 3,2 dias e, em 2015, esse tempo caiu para 1,5.

“Estes resultados que estamos obtendo é reflexo, principalmente, do comprometimento que a equipe do Cemas mantém com este serviço. Nossa demanda é grande e nos desdobramos para atender bem aos nossos usuários”, afirmou o gerente do Cemas, José Luiz de Souza. Ainda de acordo com ele, por dia são atendidos, em média, de 350 a 400 pessoas nesta unidade de saúde.

Reconhecimento

O Centro Municipal de Apoio à Saúde foi “certificado como excelente” pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade que é patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clinicas (SBAC).

O certificado conferido ao Cemas foi emitido em janeiro e se refere à avaliação anual de desempenho realizada no ano passado. A certificação como “excelente” se refere a determinações das amostra/controle do ensaio de proficiência. Traduzindo, a população tem a certeza de contar com um serviço que zela pela qualidade de seus procedimentos realizados e que são certificados.

O Cemas funciona na avenida Getúlio Vargas no centro de Divinópolis é composto por 40 profissionais sendo eles bioquímicos, biomédicos, técnicos e auxiliares de laboratório, agentes administrativos, citotécnicos e médica citopatologista. As portas de entrada para este serviço são as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Unidade de Estratégia de Atenção Saúde (UEAS), Centros de Saúde e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto.