Dos 1,6 mil jovens do Fazendo Arte preparados para o Festival de Música e Dança e o Festival de Cenas Curtas, 20 alunos da oficina de teatro da Escola Estadual Lauro Epifânio ensaiam uma apresentação demonstrando coletividade e liberdade para criar suas próprias cenas. Os eventos vão oportunizar todos os alunos do Fazendo Arte vivenciarem um espetáculo artístico. De acordo com a diretoria artística do Fazendo Arte, Lene Pereira, os jovens estudantes da Lauro Epifânio desenvolveram uma criação diferenciada destacando a coletividade. “O trabalho desse grupo é diferenciado. Os próprios alunos escreveram a cena em uma criação que se deu na coletividade a partir de um processo durante as aulas num jogo teatral. O resultado do jogo que no momento foi de improviso foi tão fantástico, que sugeri para que eles escrevessem para apresentar no festival. O resultado foi surpreendente e eles foram realmente muito criativos”, afirmou a professora de teatro.
O jovem Rodrigo Godoy Basílio Júnior, 12 anos, destacou a percepção dos jovens na aula para desenvolver a cena teatral. “Nossa turma tem muito percepção de cena e fica fácil desenvolver um trabalho diferenciado como esse para apresentar no festival”, afirmou Júnior.
A jovem Marcela Carregal, 17 anos, destaca a importância da liberdade de improvisar para se apresentar no festival. “No teatro de improviso temos mais liberdade de mostrar nossas qualidades. Não ficamos presos ao texto. Nós podemos dar nossa direção neste trabalho, claro supervisionado pela professora de Teatro Lene Pereira”, explicou Marcela.
Os jovens das oficinas de teatro de Cenas Curtas apresentaram em 7 de dezembro do projeto Fazendo Arte no Teatro Municipal Usina Gravata.
Já o Festival de Dança e Música está agendado para 29 de novembro na Praça do Santuário. O projeto incentiva a arte no município desde 2002. O Fazendo Arte é patrocinado pela Gerdau por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A gestão é da Associação Cultural de Educação Social e Artística (Acesa), além de apoio da Prefeitura de Divinópolis, através das secretarias municipais de cultura e educação. O Centro Diocesano de Divinópolis também apoia o Fazendo Arte.