26 MAR 2015
Cinquenta e dois casos de dengue foram confirmados em Divinópolis
Os nmeros oficiais da dengue em Divinpolis, divulgados no fim da tarde de ontem pela Diretoria de Vigilncia em Sade, revelam que 52 pessoas tiveram dengue no municpio de janeiro at 25 de maro. O nmero de doentes, porm, pode ser ainda maior j que muitos casos no so notificados Secretaria Municipal de Sade (Semusa), que para ter uma projeo prxima do real, e seguindo uma orientao do Ministrio da Sade, multiplica por 10 cada caso confirmado de dengue. O nmero de notificaes de casos suspeitos de dengue continua sua tendncia de crescimento e, atualmente, somam o total de 174. Mesmo com esse crescimento o nmero de notificaes ainda 84,2% menor que no mesmo perodo do ano passado. Estamos reforando o alerta a todas as unidades de sade da rede pblica e privada para que fiquem atentas informao das notificaes conforme determina o Procedimento Operacional Padro, o POP DENGUE. A emisso correta e diria desses dados nos permite ter uma leitura mais prxima da situao desta doena em Divinpolis, a diretora de Vigilncia em Sade, pontua Celina Pires. Com o aumento do ndice de infestao apontado no LIRAa divulgado na ltima semana, que foi de 5,1%, foram redobrados os trabalhos de vistorias de imveis. Noventa e trs por cento dos focos esto nas residncias e tratam-se, na sua maioria, de objetos como vasos de plantas, bebedouros de animais, pneus, recipientes diversos e plsticos que esto dispostos de forma equivocada nos quintais e at mesmo dentro das casas. Objetos que esto acumulando gua das chuvas dos ltimos dias e que ampliam o risco de proliferao dos mosquitos Aedes aegypti e do Aedes albopictus, transmissores da dengue e da febre chikungunya. Elimin-los uma iniciativa que depende, principalmente, do prprio morador, explica Celina. Para dar um suporte a esta ao, alm de realizar os arrastes de limpeza que s neste incio de ano retiraram cerca de 84 toneladas de materiais que se constituam como potenciais focos da dengue em regies estratgicas da cidade, a Vigilncia em Sade discute a possibilidade de realizar Mutires de Limpeza. Uma reunio no incio de abril ir definir a viabilidade desta estratgia. Estamos nos esforando para minimizar os riscos de incidncia da dengue na cidade, mas se a populao no colaborar e fizer a sua parte dentro de seus imveis todo o trabalho fica comprometido, conclui Celina. Os bairros com maior nmero de casos suspeitos de dengue so o Centro (20), Belvedere (9) e Icara (9).
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024