Membros da Coordenadoria da Defesa Civil vistoriaram as principais áreas de risco do município. A equipe, composta por engenheiros e técnicos da Prefeitura, membros da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros buscam, através desta ação, monitorar os pontos vulneráveis no período chuvoso que possam impactar na segurança das famílias que moram nas regiões visitadas.
O grupo vistoriou as seguintes áreas: bairro Quintino, percorrendo, em seguida, a região no bairro Candelária, Alto São João de Deus e ainda a Vila Olaria. A primeira parada foi na Rua Ademir Barbosa, no bairro Quintino. O local que foi alvo de alagamentos no ano passado, não apresenta riscos depois da realização dos trabalhos de recomposição da via. A mesma situação foi verificada pelo grupo na Vila Olaria, região beneficiada por mutirões de limpeza e intervenções preventivas coordenadas pela Secretaria Municipal de Operações Urbanas (Semop).
Segundo Capitão Ulisses, do Corpo de Bombeiros, as ações desencadeadas ao longo dos últimos anos, minimizaram os riscos em vários locais. “A Defesa Civil tem dado realmente um apoio ao Corpo de Bombeiros. Todas as vezes que solicitamos o apoio, a Coordenadoria defesa Defesa Civil deu a resposta a tempo e a hora, e nós reconhecemos aqui esse trabalho serio que vem sendo realizado. Até o momento, tem sido pequenas as ocorrências, que pra nós são de rotina, pequenos desmoronamentos de muros e quedas de árvores. O trabalho que tem sido desenvolvido é muito bom” declarou o bombeiro militar.
Ainda de acordo com o capitão, a mobilização das forças de defesa social é importante para que todos estejam adequadamente preparados para qualquer eventualidade. “Nós sabemos que com relação ao período chuvoso não há nenhuma previsão de chuvas acima da média, com exceção do mês de dezembro. A questão é estamos preparados, é verificar se houve alguma evolução, se está estável, se houve as correções nestes locais mais críticos” completa.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil e secretário municipal de Operações Urbanas, Dreyfus Rabelo, as ações visam minimizar ou impedir os danos causados pelas chuvas, preservando a segurança da população. “A vistoria é uma ação preventiva que vem confirmar o trabalho que já vem sendo feito durante o ano, e que permite constatar outros possíveis pontos críticos” relata.
Dreyfus informa que a Prefeitura articula para que alguns locais possam receber pessoas atingidas pelas chuvas, ou que tenham suas residências comprometidas. “Podemos utilizar vários espaços, como o Poliesportivo Central, Poliesportivo Niterói e CSU. Em uma eventualidade, ainda poderemos usar a estrutura das escolas municipais para receber eventuais desabrigados”, apontou o coordenador.
Durante a vistoria, a população recebeu cartilhas e informações sobre os cuidados no período chuvoso.