A Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu no último sábado (13/09) a Mostra Municipal do Projeto Minha Cidade Lê. A Mostra reuniu alunos de 55 unidades escolares além de pais, educadores e comunidade. O evento aconteceu na Praça Benedito Valadares (Praça do Santuário), das 9h às 17h com estandes e apresentações artísticas de alunos de 25 escolas municipais. A Mostra contou com a participação do prefeito Vladimir Azevedo.
O ‘Minha Cidade Lê’ teve sua primeira edição em 2010 buscando desenvolver temáticas relacionadas à atualidade, contribuindo para que o aluno tenha acesso a um diversificado acervo literário que atende a educação infantil, ensino fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Atuando como um projeto estruturador da rede municipal de ensino de Divinópolis, tem como objetivo geral possibilitar aos educadores e educandos o desenvolvimento das habilidades de leituras diversas, aumentando seu conhecimento, ampliando a cultura e formando leitores competentes; numa busca constante pela valorização do pensar, o fazer, o avaliar, visando assim, assegurar uma educação de qualidade.
A Mostra Municipal é a oportunidade para todo o município conhecer os trabalhos desenvolvidos pelas escolas ao longo do ano, valorizando a cultura e a educação. Nesta edição, o tema abordado foi a cultura dos diversos países, participantes da copa do mundo. Para secretária de educação, Rosemary Lasmar da Costa, o projeto abrange muito mais que os alunos participantes, ele envolve todos que estão envolta dos estudantes. “O projeto foi muito bem pensado e estruturado. Esse ano estamos trabalhando esse universo de culturas. Em razão da copa do mundo, a participação de todos os países do mundo que vieram ao Brasil. A gente leu e estudou um pouco de todas as culturas dos diversos países. A leitura é tudo! A leitura educa, o hábito da leitura nos leva a locais onde nunca pensamos que poderíamos estar. A leitura é cultura. O projeto Minha Cidade Lê leva não só o aluno a ler, ele leva os irmão a lerem, a família a ler , os demais parentes a lerem, são todos envolvidos” ressalta a secretária.
O projeto também se mostra importante nos trabalhos dos educadores no dia a dia em sala de aula. Ele ajuda a formar a base da educação que é construída nessa fase da infância, pois além de incentivar alunos e professores oportuniza a divulgação dos trabalhos realizados dentro de sala, perante pais e sociedade. “É um meio da gente nortear o nosso trabalho. A educação infantil, o que ela é? Ela é uma base para o aluno ser alfabetizado. Não é que vamos alfabetizá-los agora, mas a gente faz todas as atividades para que na hora da educação eles tenham uma base boa e sucesso na aprendizagem, para aprenderem a ler e escrever. O projeto é muito importante porque a educação infantil se baseia nisso, na preparação da criança para a alfabetização. Aqui estamos mostrando tudo que a gente trabalha com a criança. É importante trabalharmos isso pois será a base para a criança aprender quando estiver maior. O tema desse ano apesar de amplo foi muito bacana, importante para já começarmos a trabalhar a noção de espaço, que a criança dessa idade ainda não tem” explicou Geisa Silva Machado Gontijo, professora do 1° período no CEMEI Anália Nogueira Silva.
O “Minha Cidade Lê” recebe o apoio não só da Semed e das escolas envolvidas, os pais também são grandes incentivadores do projeto. Para Elisa Aparecida Marques mãe de Milana de 09 anos, aluna na escola São Geraldo o projeto não é só a possibilidade de ler mais um livro, é a oportunidade que os alunos tem de estar frente a frente com a diversidade cultural em que a sociedade hoje se encontra. “Foi uma boa idéia essa, pois os alunos se sentem incentivados a ler outros livros e aprender outras culturas, outros valores. Além de aprenderem a conviver socialmente” finalizou.
A Mostra Municipal marca o ponto alto do evento, porém não seu término. As escolas continuam com suas mostras até novembro, com as apresentações dos trabalhos desenvolvidos em cada uma das escolas durante todo o ano.