Programação começou com atividades para cerca de 5 mil crianças e segue até sábado (29/8) com ações de leitura, inclusão e participação
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou, neste domingo (23/8), a programação da Semana Nacional da Educação Infantil e da Pessoa com Deficiência. Com o tema “A Leitura Vale Ouro: Todos Aprendem, Todos Pertencem!”, a abertura foi realizada na Praça do Santuário, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), e reuniu cerca de 5 mil crianças em uma programação dedicada à leitura, à valorização da infância e à inclusão.
Realizada das 9h às 16h, a abertura contou com a participação das unidades escolares exclusivas de Educação Infantil da rede municipal e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.
A programação de domingo aconteceu junto ao evento Divino Inverno e contou a participação da equipe do Projeto Oficina Itinerante com a realização de diversas oficinas, além de teatro, música e muita diversão.
Já nesta segunda-feira (24/8), segundo dia da programação, foi realizada uma Blitz Informativa nas escolas e em frente à sede da Semed. A atividade levou informações e buscou sensibilizar a comunidade sobre a importância da Educação Infantil, dos direitos das pessoas com deficiência e da construção de ambientes cada vez mais inclusivos.
A realização ressalta a proposta estrutural central da educação no município, como explica a secretária municipal de Educação, Andreia Carla. “O objetivo de trabalhar em conjunto é de reforçar o princípio da educação inclusiva que é integrar e não agir de forma separada, por que sabemos que está presente no dia a dia das nossas escolas’’, afirmou.
Semana segue com atividades
A programação continua nesta terça-feira (25/8), às 14h, com a abertura da exposição “Todos aprendem! Todos pertencem!”, no hall da Prefeitura de Divinópolis. A mostra reunirá trabalhos produzidos por crianças com deficiência atendidas nas Salas de Recursos Multifuncionais das unidades escolares, dando visibilidade às diferentes formas de aprender, expressar conhecimentos e de valorizar as habilidades e os avanços de cada criança e estudante.
Na quarta-feira (26/8), será realizado o Café com a Secretária, encontro entre a secretária municipal de Educação, Andreia Carla, e os assistentes educacionais. A atividade será um espaço de diálogo e troca de experiências sobre a rotina escolar, os desafios encontrados e as possibilidades de fortalecer as práticas de inclusão na rede municipal.
A quinta-feira (27/8) será marcada pela Caminhada pela Inclusão, com concentração às 8h, na Praça da Catedral, e encerramento na Câmara Municipal de Divinópolis. A mobilização busca chamar a atenção da comunidade para os direitos das pessoas com deficiência e para a importância de garantir acessibilidade, participação e inclusão nos diferentes espaços da sociedade.
Ao final do percurso, os participantes poderão acompanhar uma contação de histórias conduzida pela coordenadora do projeto Oficina Itinerante, proporcionando um momento de integração e ludicidade.
No sábado (29/8), as unidades escolares encerram a programação com atividades voltadas às crianças, envolvendo brincadeiras, convivência, interação e aprendizagem.
Com as ações desenvolvidas ao longo da semana, a Prefeitura de Divinópolis busca aproximar a comunidade escolar e a sociedade das discussões sobre inclusão, respeito às diferenças e valorização da infância. A iniciativa também reforça a importância de garantir condições para que todas as crianças possam aprender, participar, conviver e desenvolver suas habilidades e potencialidades no ambiente escolar.
Confira a programação dos próximos dias
Terça-feira (25/8)
Abertura da exposição “Todos aprendem! Todos pertencem!”
Horário: 14h
Local: hall da Prefeitura de Divinópolis
Quarta-feira (26/8)
Café com a Secretária
Encontro da secretária municipal de Educação, Andreia Carla Ferreira, com assistentes educacionais
Quinta-feira (27/8)
Caminhada pela Inclusão
Horário: 8h
Concentração: Praça da Catedral
Encerramento: Câmara Municipal de Divinópolis, com contação de histórias
Sábado (29/8)
Encerramento nas unidades escolares
Atividades de interação, brincadeiras, aprendizagem e convivência com as crianças