A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds) está na fase final o cadastro das entidades assistenciais de Divinópolis. A metodologia exigida pelo Cadastro Nacional de Entidades (CNEs) prevê que todas as unidades que prestem serviços sócioassistenciais, sejam cadastradas e conhecidas pelo estado e município. Em Divinópolis 37 entidades estão sendo visitadas por fiscais da secretária e o relatório com as informações analisadas será enviado para o CNEs, até o dia 30 de agosto.
Durante a visita, as entidades devem preencher um cadastro onde são analisadas questões de recursos humanos, recursos materiais e pessoais, o serviço prestado pela entidade e qual o público alvo. “Nós fazemos um relatório e aí vem o parecer técnico, nós preenchemos o questionário que já vem pronto, e a técnica faz a análise e da o parecer técnico, se a entidade está cumprindo as normas plenamente, parcialmente ou se não está cumprindo. Isso é repassado para a entidade, para assim entrarem nos conformes. Depois de três meses nós retornaremos a todas as unidades, para confirmar se elas se organizaram e entraram no que pede o Ministério de Desenvolvimento Social”, explicou a chefe de setor de Monitoramento dos Programas, Projetos e Serviços, Luciana Carolina Faleiro.
A solicitação dos cadastros, veio por meio do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), porém ao iniciar os trabalhos, a secretaria percebeu a importância de se manter o controle e pretende promover mais medidas para a comunidade ter conhecimento de todas as entidades que prestam serviço no município. “O MDS fez a solicitação dos cadastros, o que vêm sendo desenvolvido como um senso das entidades, porém a medida que fomos desenvolvendo o trabalho, foi percebida a necessidade desse trabalho, porque está dando um mapeamento de todos os serviços. Nós agora teremos conhecimentos dos serviços que as entidades prestam na cidade, conhecer a equipe, a estrutura e dessa forma é mais fácil fazer um encaminhamento e prestar um auxilio a elas”, acrescenta.
O objetivo da iniciativa é alem de manter um controle dos serviços oferecidos, promover mais qualidade nos trabalhos prestados, pois a partir do momento que as entidades estão mapeadas, será possível prestar um auxílio e ainda encaminhar as demandas para as unidades. “Nossa finalidade é regular todas as entidades que prestam serviço sócioassistencial, pois qualquer entidade que preste este serviço, tem uma regulação para estar seguindo. Com isso a cidade será muito beneficiada, pois todos os serviços prestados para os usuários da assistência social, terão uma qualidade melhor, pois estarão regularizados e nós poderemos visualizar quais são os problemas que as entidades enfrentam, formando assim uma parceria. Saberemos quais são as maiores dificuldades enfrentadas, os usuários serão melhores informados, e essa rede de trabalho será mais completa, prestando um serviço de qualidade”, conclui.
Em Divinópolis as 37 unidades a serem cadastradas são:
Sociedade Educacional e Beneficente Estrela do Oeste de Minas – Sebeom
Obras Sociais da Paróquia de Santo Antônio – Casa Comunitária
Obras Assistenciais São Vicente de Paulo – Vila Vicentina
Instituto Helena Antipoff
Aliança Divinopolitana de Assistência e Promoção – Adap
Obras Assistenciais Nossa Senhora Aparecida (Lar dos Idosos)
Fundação Jaime Martins
Associação de Deficientes do Oeste de Minas - Adefom
Lar das Meninas
Clube da Melhor Idade – Vida Nova
Obras Assistenciais Antônio Frederico Ozanãn
Associação de Pais e Amigos de Excepcionais - Apae
Samaritana – Sociedade de Assistência a Pobres
Vila de Nazaré
Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas - Acccom
Congresso das Irmãs Hospital do Sagrado Coração de Jesus – Clinica São Bento Menni
Comunidade Servos da Cruz de São Damião
Associação de Promoção e Assistência aos Necessitados -Apan
Casa de Assistência ao Menor Divina Luz - Casa da Dona Isabel
Associação Imaculada Conceição (Sacramento De Amor)
Instituto de Educação e Construção da Cidadania - Inecc
Associação de Promoção à Cidadania do Bairro Santa Lúcia – Projeto Pão da Alma
Projeto Pão e Vida de Assistência aos Menos Favorecidos
Casa Dia – Casa de Apoio ao Drogado e ao Alcoólatra - C.A.D.A
Geec – Grupo Educação, Ética e Cidadania
Associação Cre-Ser - Projeto Aroeira
Associação Mãe do Perpétuo Socorro
Organização Comunitária Quero Viver - Projeto de Deus
Associação Missão Maria de Nazaré
Movimento Unificado Negro de Divinópolis _Mundi
Projeto Somos Amados
Associação Cultura de Educação Social e Artístico - Acesa
Associação para a Prevenção e Combate ao Câncer Infantil e Adulto - S.O.S do Câncer
Instituto Beneficente Casa da União / Núcleo Divinópolis - Casa da União-
Infa - Instituto da Família de Divinópolis