A Festa Literria de Divinpolis (FLID) promover uma srie de atraes de 29 a 31 de agosto no entorno do Teatro Municipal Usina Gravat. Homenageando Frei Bernardino, o evento ter a participao de escritores renomados como Adlia Prado, o cantor Paulinho Pedra Azul, alm dos grupos Meninas de Sinh e Trupe Maria Farinha. O evento tambm valoriza escritores e artistas locais como Juvenal Bernardes, Osvaldo Andr e G Lara. Para assistir as atraes, os interessados precisam doar um livro, que ser repassado para a Biblioteca Ataliba Lago e para o Livro, Leve e Solto.
Realizado por meio da Lei Municipal de Incentivo a Cultura, a FLID foi desenvolvida pelos diretores da Gulliver Editora e da Boutique do Livro. O evento tem pretenso de resgatar e estimular o prazer pela literatura, incentivando a aproximao do pblico do Centro-Oeste com livros de maneira ldica e festiva. A FLID foi aprovada no ano passado pela Lei de Incentivo a Cultura e o valor para capacitao chega a R$ 26 mil. O evento patrocinado pela Unimed.
O secretrio Municipal de Cultura, Bernardo Rodrigues, lembrou que a FLID teve o maior nmero de critrios aprovados pela lei de incentivo a cultura.
O evento tem tudo para ficar no calendrio cultural da cidade. Na comisso que analisa os projetos da lei de incentivo, a FLID teve todos os critrios aprovados, afirmou Rodrigues.
Durante trs dias (29,30 e 31 de agosto) sero realizadas palestras, apresentaes musicais, intervenes poticas, contao de histria, exibio de documentrios, lanamentos de livros, caf gourmet e livraria.
Diferente de uma bienal onde o foco o livro, a festa literria pode ser encarada como um evento intimista e charmoso, cujo o foco a literatura, afirmou um dos organizadores e escritor, Juarez Nogueira.
As datas e horrios das atraes ainda esto sendo definidos e nos prximos dias os organizadores divulgaro, no entanto dezenas de convidados j confirmaram presena no evento.
Alm de Adlia Prado, Paulinho Pedra Azul, Meninas de Sinh, Trupe Maria Farinha, Juvenal Bernardes, Osvaldo Andr e G Lara; a FLID tambm confirmou presena do escritor Fbio Samba, o ilustrador Joo Marcos a blogueira Celly Borges e o autor Brono Godoi.
O evento ainda contar com a participao da pianista clssica Andrea Jlia Avelar e do recital de poesias do Grupo Lesma.
Convites
Para assistir as atraes os interessados precisam levar um livro, em bom estado de conservao, at a Butique do Livro e fazer a troca por um ingresso. A expectativa recolher 1,5 mil unidades. De acordo com os organizadores do evento, os livros recolhidos sero doados para a Biblioteca Ataliba Lago e o projeto Livro, Leve Solto.