Desde sua abertura em 29 de março, foram atendidas mais de 13.590 pessoas na UPA 24h Padre Roberto. O balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) aponta a redução do tempo de encaminhamento e espera por internação nos hospitais de Divinópolis e região. Outro dado importante é o alto número de atendimentos classificados como verde e azul, considerados pouco urgentes, já que a unidade deveria ser responsável pelo atendimento de urgência e emergência, restrita a casos graves.
A reestruturação da rede saúde pública apresentada pelo prefeito Vladimir Azevedo, desenhada e construída em uma ação conjunta do Município, Governo do Estado e Ministério Público, adequou Divinópolis às diretrizes da política estadual adotada pela Secretaria de Estado da Saúde e do Ministério da Saúde. Desde a implantação do SIM Saúde, o município tem empenhado esforços na melhoria do atendimento aos usuários da rede. A contratação de novos médicos, profissionais para os postos de saúde e a abertura das UEAS – Unidades Especiais de Assistência à Saúde, em funcionamento de segunda a sexta-feira, de 18h as 22h, foram algumas das medidas adotadas pelo Governo Municipal. Mesmo assim, 57,96% dos atendimentos realizados nos últimos três meses (29/03 a 29/06) na unidade de pronto atendimento do bairro Ponte Funda, foram classificados como verde ou azul, e poderiam ser assistidos em outras unidades de saúde instaladas em cada uma das regiões da cidade.
Foram 366 pacientes azuis (2,7%), 7.510 pacientes verdes (55,26%), 4.209 amarelos (30,9%), 966 laranjas (7,1%) e 51 vermelhos (0,37%). O restante corresponde a pacientes que procuraram a unidade para vacinação, orientação e outros serviços não classificados no Protocolo de Manchester. Cada cor de classificação determina um tempo máximo para o atendimento ao paciente, de forma a não comprometer a sua saúde. Desta forma, pacientes classificados como azul e verde podem esperar até 4 horas ou mais pelo atendimento no local, uma espera que poderia ser evitada se procurassem as unidades convencionais.
O diretor técnico da UPA 24h Padre Roberto, Marco Aurélio Lobão, avaliou os números e destacou o empenho da equipe para melhorar ainda mais o atendimento aos usuários. “Temos empenhado esforços para não ultrapassar o tempo de espera preconizado pelo Protocolo de Manchester. Dessa forma, os vermelhos são atendidos imediatamente, os laranjas em 10 minutos, os amarelos em 30 minutos, os verdes em 2 horas e 4 horas para os pacientes azuis. Obviamente, os pacientes amarelos, laranjas e vermelhos são o foco do nosso atendimento. Muitas vezes, há demora em atender casos classificados como de menor gravidade, pois o corpo clínico está ocupado com casos mais graves. Isso muitas vezes gera grande insatisfação, pois os pacientes menos graves não sabem o que está se passando nos bastidores” pontua o diretor.
Na avaliação do diretor, o número de atendimentos azul e verde é alto e esses casos poderiam ser assistidos com mais agilidade em outras unidades. “Temos nos balizado por dados estatísticos consistentes e procurando melhorar nossas ferramentas de avaliação e monitoramento. A maioria dos pacientes cirúrgicos, neurológicos e ortopédicos, está sendo atendida no tempo preconizado ou até menos. Os pacientes menos graves da clínica médica e pediatria, devido à grande demanda, muitas vezes têm que esperar. Mas isso não é uma exclusividade do serviço público. Pacientes de convênio e particular, muitas vezes aguardam por longos períodos para serem atendidos. As coisas têm melhorado e a população está entendendo que a UPA é para casos de maior gravidade e que os atendimentos menos urgentes devem procurar as UEAS, UBS ou PSF” avalia Marco Aurélio Lobão.
Internação
Outro dado significativo apontado pelo levantamento da Semusa é a queda no tempo de internação. Pacientes da ala de enfermaria, que demoravam em média sete dias para serem internados, e os de CTI com aproximadamente quatro dias de espera, atualmente aguardam cerca de 48 horas pela internação, seja em Divinópolis ou região. De acordo com Marco Aurélio Lobão, o novo modelo assistencial refletiu na redução significativa do tempo de espera para internação, já que muitos pacientes são encaminhados para Unidade II do Hospital São João de Deus. “Houve uma queda no tempo de espera com a organização das novas instalações de enfermaria e CTI no HSJD e região. Atualmente, na maioria dos casos, os pacientes são internados em até 48 horas, seja em Divinópolis ou cidades vizinhas. Com isso, muitos pacientes tem apresentado uma recuperação mais rápida.Tudo isso aliado a uma significativa economia financeira, que pretendemos apresentar em outro momento”, afirma. “A equipe sabe que muitas coisas precisam melhorar mas a maioria está muito feliz com os serviços prestados à população. Tivemos casos muito graves na nossa unidade que obtivemos êxito. Temos visto elogios ao atendimento. Nosso objetivo é devolver o sorriso no rosto dos nossos pacientes e seus familiares. Reconhecemos nossas limitações como seres humanos e sabemos que em medicina curamos poucas vezes, aliviamos muitas, mas procuramos consolar sempre! É muito bom trabalhar com toda a equipe da UPA. Médicos, enfermeiros, técnicos e todos os funcionários e administradores realmente vestem a camisa e dão sangue para o bom funcionamento da UPA. Há uma verdadeira corrente do bem” finalizou o diretor.