Ação ampliou conhecimentos e qualificou o atendimento humanizado
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds), realizou ontem (17/11) uma importante capacitação voltada às equipes das comunidades terapêuticas do município. O evento, que ocorreu no auditório da Semds, localizado na Avenida Lincoln Machado, nº 59, Centro, reuniu 48 participantes entre coordenadores, monitores e referências técnicas das instituições.
A capacitação contou com a presença de representantes da Vigilância Sanitária, das comunidades terapêuticas Fonte Viva, Vem Viver, Quero Viver, Projeto Diogo, Pérolas e Casa Dia, além do Caps AD, Casa de Acolhimento Santa Tereza, equipes de Abordagem Social, Casa de Passagem São Francisco, Consultório na Rua, Presp e Comad, além do vereador Matheus Dias e da assessora do Vereador Welington Well, Nathacha Helena dos Santos.
A formação teve como objetivo desenvolver competências e instrumentalizar os profissionais e colaboradores que atuam em comunidades terapêuticas, ampliando o conhecimento e favorecendo o atendimento ao público. A capacitação também buscou viabilizar instruções técnicas a partir da perspectiva da Vigilância Sanitária, visando à melhoria do serviço com dignidade e respeito.
Durante o encontro, foram abordados pontos essenciais na construção de um programa de acolhimento que auxilie e contribua para resultados de acordo com as legislações pertinentes. A proposta uniu conhecimento técnico à sensibilidade necessária para um acolhimento humanizado, fortalecendo os serviços prestados à população que busca apoio diante do uso abusivo de álcool e outras drogas.
Para o gerente de Políticas Setoriais da Semds e presidente do Conselho Municipal sobre Drogas, João Carlos Cândido, a capacitação representa um importante avanço na qualificação dos profissionais que atuam na linha de frente do acolhimento. Segundo ele, a formação contínua dos trabalhadores das comunidades terapêuticas é um dos pilares de uma política pública comprometida com a vida, a dignidade e a reconstrução de trajetórias, e acolher com qualidade exige preparo, sensibilidade e compromisso ético.
A Prefeitura reforça seu compromisso com o fortalecimento das comunidades terapêuticas, reconhecendo a importância da formação contínua como instrumento de transformação social e promoção da dignidade humana.