Espaço será voltado para promover o envelhecimento saudável e a qualidade de vida dos idosos
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds), realizará, na sexta-feira da próxima semana (9/10), a inauguração do novo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) – Santo Antônio dos Campos (Ermida), às 13h30, na rua Maria Gertrudes, nº 10, no poliesportivo do distrito.
O serviço promove atividades em grupos, de forma gratuita para a comunidade, com o objetivo de fortalecer os laços familiares e comunitários, além de estimular a convivência, prevenir situações de risco social e valorizar as potencialidades de cada participante.
Inicialmente, cerca de 30 idosos serão atendidos. As atividades incluirão ações socioeducativas e de cidadania, abordando temas da Política de Assistência Social e de políticas transversais, como construção de autonomia, envelhecimento ativo, combate à violência e direitos da pessoa idosa. Também serão realizadas oficinas artísticas e culturais, atividades esportivas e de lazer, passeios e visitas a centros culturais e espaços públicos.
Para participar, os interessados devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região Noroeste, localizado na rua Pedro José Ferreira do Amaral, nº 30, bairro Padre Libério, ou entrar em contato pelo telefone 3522-9757. Será realizado o registro no Cadastro Único, seguido da triagem, confirmação dos critérios (ter 60 anos ou mais e/ou estar inscrito no CadÚnico) e, em seguida, a inclusão nos grupos do SCFV.
A Semds convida a população a prestigiar a inauguração e participar das atividades. No município, também funciona o SCFV – Fátima Russo, localizado no bairro Bom Pastor, que desenvolve ações voltadas à comunidade idosa.
A inauguração do SCFV em Ermida representa mais um passo da Prefeitura de Divinópolis no compromisso de cuidar das pessoas e de investir em políticas públicas que garantam dignidade, bem-estar e qualidade de vida. Ao oferecer um espaço de acolhimento, aprendizado e convivência, a gestão municipal reafirma seu olhar atento para a população idosa, fortalecendo laços comunitários e construindo uma cidade mais humana, inclusiva e preparada para o futuro.