29 ABR 2014
Mais de 8 mil pessoas imunizadas contra influenza
A 16° campanha nacional de imunização contra influenza, iniciada em Divinópolis no último sábado (26/04), com a realização do dia D da vacinação nas 29 unidades de saúde disponíveis no município, em menos de uma semana já atingiu mais de 20% de seu público alvo. A imunização tem o objetivo de reduzir fatores como à mortalidade, as complicações e as internações, decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, e se estende até o dia 9 de março. A Secretária Municipal de Saúde (Semusa) busca imunizar no total 41.552 pessoas, sendo destes, idosos com mais de 60 anos; portadores de doenças crônicas; gestantes; puérperas (com até 45 dias de pós parto); além de crianças de 6 meses a menores de 5 anos (04 anos, 11 meses e 29 dias) e trabalhadores da saúde que fazem atendimento para a influenza. Dentro do público alvo, já foram vacinadas, 3.267 (28,53%) crianças de 6 meses a menores de 5 anos, 415 (21,37%) gestantes, 77 (24,14%) puérperas, 4.745 (19,27%) idosos e 184 (5,71%) trabalhadores da saúde. As instituições ainda estão encaminhando as listagens dos trabalhadores de saúde. Segundo a referência técnica em Imunização, Marcela Machado Santos, a procura da população tem sido positiva, e a expectativa é atingir o mais rápido possível todo o público alvo. “Nós temos o período até o dia 9 de maio para atingir as metas e finalizar a vacinação, então é de extrema importância que todo o grupo seja vacinado e nossa meta de imunização seja alcançada”, destaca Marcela. Os trabalhadores da área da saúde receberão a vacina em seu local de trabalho, após o agendamento da própria unidade a qual presta serviços. “Este grupo será vacinado no local de trabalho, e serão trabalhadores que atuem no atendimento a influenza, o grupo foi definido por critérios do ministério da saúde”, acrescenta a referência técnica. A saúde está com expectativas positivas para alcançar 100% do público. “Nós temos metas audaciosas para alcançar 100% do público alvo. As metas históricas têm melhorado todos os anos, nós temos alcançado nosso público, e acreditamos na conclusão de nossa campanha, e só vamos sossegar quando batermos todas as metas em todas as unidades de saúde. A vacinação é segura e rápida além de ser importante para saúde, principalmente daquelas pessoas que estão nos grupos prioritários”, ressalta o secretário municipal de saúde, David Maia. Para a gestante, Uanda Silva Pereira, de 33 anos, a vacinação é um passo muito importante para o combate à doença e os cuidados com a saúde. “Essa é a primeira vez que estou tomando a vacina, e acredito que seja muito importante, para se evitar quadros mais graves da gripe e outras complicações da doença”, declara a gestante. Otaviano Herculano da Silva, de 77 anos, também estava animado com a vacinação, e ressaltou a importância de todo o público alvo se vacinar. “A vacinação é uma coisa boa e certa, a prevenção é muito importante, então todos devem procurar as unidades de saúde e se vacinar”, convoca Otaviano. Para garantir a imunização, é preciso levar a unidade de saúde, carteira de vacinação e documento de identidade ou certidão de nascimento. Pacientes crônicos devem levar também uma carta do médico, atestando a necessidade da vacina.