29 ABR 2014
Mais 21 novos médicos chegam à Divinópolis
A Prefeitura de Divinpolis, atravs da Secretaria Municipal de Sade (Semusa), recebeu mais 21 novos mdicos para atuarem nas unidades de Estratgia de Sade da Famlia (ESF) e reforar o SIM SADE - Sistema Integrado Municipal de Sade. Com os outros que j esto na cidade, foram recebidos um total de 31 mdicos, sendo um deles brasileiro e 30 cubanos. Os mdicos recm chegados recebem todo um acompanhamento por parte dos profissionais da Semusa, visitam vrias unidades tradicionais e de ESF, alm de unidades como Sersam, Policlnica, UPA, Cemas, farmcias, dentre outros, para conhecer todo o sistema de sade da cidade. Passam por um treinamento e por uma prova e, sendo aprovados nesta prova, aguardam a chegada do RMS (Registro do Ministrio da Sade) e estes registros devem ser entregues ainda no ms de maio. De acordo com o secretrio de Sade, David Maia, todos os novos mdicos atuaro em sade da famlia e estaro diretamente ligado s mudanas no sistema de sade pblica em Divinpolis, que ser voltada mais para a medicina preventiva com a ampliao das unidades de Estratgia de Sade da Famlia e a gradual extino das unidades tradicionais de sade, que so mais voltadas para a medicina curativa. Vamos ampliar de 22 unidades de Estratgia de Sade da Famlia para 46 at o ms de julho deste ano e a chegada destes mdicos mais um auxlio neste processo. Acreditamos que o foco para reorganizao da sade seja investir na Estratgia de Sade da Famlia (ESF). Cerca de 85% dos problemas da sade so tratados nas localidades. possvel, com muito esforo, que at 95% sejam tratados sem a necessidade de tratamento mais complexo. Esses profissionais iro reforar um time que contar com mais de 72 mdicos s para a Ateno Primria no municpio ressaltou. Os primeiros 10 mdicos que chegaram cidade, j esto nas unidades de sade. Trs mdicos j esto trabalhando na unidade de sade de Santo Antnio dos Campos, um na unidade do bairro Candids, outro no Nova Holanda, outro no Planalto e mais um no Tiet. Na unidade de sade do bairro Nossa Senhora das Graas j tem dois profissionais, um com registro que j est clinicando normalmente e outro que aguarda a chegada do registro. De acordo com Ins Alcione Guimares, apoio tcnico da diretoria de Ateno Sade e referncia do programa Mais Mdicos em Divinpolis, este profissional que ainda no recebeu o registro pode fazer visita domiciliar, dar orientaes e informaes, alm de se inteirar melhor sobre o funcionamento e fluxo da unidade de sade. Na unidade ESF So Paulo tambm j conta com um profissional que est aguardando o registro, mas j est auxiliando nas atividades que ele pode realizar. Estes dois profissionais tem uma prova neste sbado e, sendo aprovados, o registro chegar nos prximos dias para que possam exercer completamente suas funes.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024