23 ABR 2014
Campanha contra Influenza é iniciada em Divinópolis
Foi iniciada em Divinpolis a 16 Campanha Nacional de Vacinao contra Influenza 2014, realizada pela Secretaria Municipal de Sade (Semusa). Boa parte das unidades de sade do municpio recebeu as doses da vacina e iniciou o trabalho de imunizao. No prximo sbado, dia 26 de abril, acontece o Dia D de Vacinao, de 8 s 17h nas unidades. A campanha vai at o dia 09 de maio. Na Unidade de Sade Central, at o incio da tarde, foram vacinadas 231 pessoas do pblico alvo, sendo nove gestantes; seis purperas; sete trabalhadores da sade; nove portadores de doenas crnicas; 25 crianas e 175 idosos. Para a enfermeira Ktia Gonalves de Souza, a adeso da vacina por parte da populao positiva. Nesse primeiro momento ficamos impressionados diante da grande procura. O nmero de pessoas que procuraram por este servio superou nossas expectativas. Nosso objetivo vacinar 100% do pblico alvo e estamos trabalhando para que isso acontea ressalta Ktia. De acordo com a enfermeira, a equipe de imunizao conta com quatro profissionais, dentre eles, enfermeiros e tcnicos de enfermagem. A vendedora Brena Ribeiro, me do pequeno Joo Guilherme de nove meses, levou seu filho para vacinar e aproveitou para atualizar o carto de vacina da criana. importante trazer ele para proteger da gripe, todos os pais devem trazer seus filhos para evitar doena. Eu aproveitei a ocasio para regularizar a vacina de febre amarela que ele precisava tomar finalizou. O aposentado, Joo George de Oliveira, tambm dedicou parte do seu tempo para ficar em dia com a sade. Essa uma excelente iniciativa, eu tenho vacinado todos os anos e tem dado certo. Por isso, acho importante me prevenir contra a doena destaca o aposentado. A Campanha Nacional de Vacinao contra a influenza visa reduzir fatores como a mortalidade; complicaes e internaes decorrentes de infeco pelo vrus da influenza. Para este ano a meta da campanha vacinar 48.944 pessoas distribudas em grupos prioritrios sendo eles: trabalhadores da sade que fazem atendimento para a influenza; idosos com mais de 60 anos; portadores de doena crnica; gestantes; purperas (com at 45 dias de ps parto); e crianas de 6 meses a menores de 5 anos (04 anos, 11meses e 29 dias). Portadores de doenas crnicas e mulheres purperas No ato da vacinao as pessoas portadoras de doena crnica devem apresentar prescrio mdica especificando o motivo da indicao da vacina. As mulheres purperas (com at 45 dias de ps parto) tambm devem apresentar documentao comprobatria da condio, como certido de nascimento da criana, carto de gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto.