16 ABR 2014
Prefeitura avança no processo de conversão ao modelo de Estratégia de Saúde da Família
Foi publicado nesta tera-feira (15/04), no Dirio Oficial dos Municpios Mineiros, o decreto assinado pelo Prefeito Vladimir Azevedo, o qual determina o incio da converso de uma unidade convencional de sade em trs unidades de Estratgia de Sade da Famlia (ESF). A medida considera o novo modelo assistencial estabelecido no Sistema Integrado Municipal SIM Sade, que tem como uma de suas metas a expanso da cobertura da ESF, com a finalidade de promover o fomento preveno e promoo sade das famlias nos bairros, operacionalizada mediante a implantao de equipes multiprofissionais em unidades bsicas de sade. Inicialmente, as trs unidades de Estratgia de Sade da Famlia sero implantadas na unidade de Santo Antnio dos Campos Ermida. Esta unidade considerada como modelo por ser a nica unidade de ESF que funcionar em horrio diferenciado, de 9 s 19h, com o objetivo de atender ao pblico com consultas pr-agendadas, possibilitando atender aquelas pessoas trabalham e no tem a possibilidade de ir at a unidade nos horrios normais de atendimento. A regio do Rancho Alegre/Belo Vale tambm ser contemplada com uma das trs unidades de Estratgia de Sade da Famlia, aps a concluso do processo de reestruturao para atender as diretrizes do novo modelo. Estas unidades contaro com equipes formadas por mdicos, enfermeiros e tcnicos de enfermagem, responsveis pelo acompanhamento de um nmero definido de famlias, residentes em uma regio de abrangncia especfica. As equipes atuaro com aes de promoo da sade, preveno, recuperao, reabilitao de doenas e agravos mais frequentes, e na manuteno da sade de determinada comunidade. A equipe de mdicos e enfermeiros de cada unidade de ESF trabalhar em conjunto com agentes comunitrios de sade (ACS), os quais atuam na realizao de visitas s famlias de sua comunidade com o objetivo de detectar e encaminhar as pessoas doentes, alm de orientar e executar aes preventivas das doenas encontradas. Para recrutamento desses profissionais, a Secretaria Municipal de Sade (Semusa), realizou uma srie de treinamentos e avaliaes para contratao dos agentes comunitrios. Os candidatos aprovados iniciam os trabalhos na prxima semana. Aps fechamento do contrato, esses agentes j estaro em campo dando incio s visitas aos moradores para fazer o trabalho preventivo. Os outros funcionrios que compem a equipe de ESF tambm j foram encaminhados ao setor de recursos humanos para acertar os detalhes e posteriormente serem alocados esclareceu a diretora da Ateno Sade, Maria ngela de Souza Alvarenga.