14 ABR 2014
SEMUSA capacita profissionais para a Campanha contra Influenza 2014
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através de ação conjunta entre as diretorias de Vigilância em Saúde (Vigilância Epidemiológica) e de Atenção Primária à Saúde, já está se preparando para a 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza – 2014. Nesta segunda e terça-feira enfermeiros das unidades de saúde participam de uma reunião para receberem todas as informações referentes a esta campanha. “Nesta reunião estamos repassando todas as informações técnicas sobre administração e conservação das vacinas, e principalmente sobre os grupos prioritários desta campanha. Estamos passando também todas as estratégias de como esta campanha será feita, esclarecer todas as dúvidas para que possamos iniciar a campanha com todo mundo preparado” explicou a referência técnica em Imunização, Marcela Machado Santos. A distribuição das vacinas para as 33 salas de vacinação já está toda programada para ser realizada em todas as unidades de saúde de maneira rápida e eficiente e todos os profissionais que participarão da capacitação serão multiplicadores das informações junto aos outros colegas de trabalho. A campanha contra a Influenza terá início no dia 22 de abril e se estenderá até o dia 09 de maio, disponível em todas as unidades de saúde de Divinópolis. No sábado, dia 26 de abril, será realizado o Dia D de Vacinação de 8 às 17h. A Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza tem como principal objetivo reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para vacinação. Por isso, foram definidos alguns grupos prioritários para receber a vacina. Ao todo o alvo desta campanha é vacinar 48.944 em Divinópolis, divididas em vários grupos. Meta é vacinar 100% da população alvo, sendo aceitável o mínimo de 80% desta população. Devem ser vacinados 3.220 trabalhadores de saúde que exercem suas atividades em unidades que fazem atendimento para a influenza. Estes profissionais serão vacinados em seus locais de trabalho. Os idosos com 60 anos ou mais também devem ser vacinados e este grupo tem um público de 24.618 pessoas. Indivíduos portadores de doença crônica devem apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação. Entre este grupo o público alvo é de 7.393 pessoas. Também deverão ser vacinadas 1.942 gestantes, em qualquer período da gravidez, e 319 puérperas (mulheres com até 45 dias de pós-parto) que devem apresentar documentação comprobatória da condição como certidão de nascimento da criança, cartão de gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto. As crianças de seis meses a menores de cinco anos (04 anos, 11 meses e 29 dias) também deverão ser vacinadas. Este grupo representa 11.453 crianças.