11 ABR 2014
Semed promove oficina itinerante com 5 mil crianças em Cmei’s e escolas
A criana possui um jeito prprio de sentir e pensar o mundo. Em suas relaes, seja no cerne da famlia ou na multiplicidade de interaes que estabelece com as instituies sociais, demonstra seu esforo para compreender o mundo e, atravs das brincadeiras, revela seus desejos e anseios na tentativa de simbolizar as relaes contraditrias que presenciam no mbito das relaes. Neste processo de construo do conhecimento, no ambiente escolar, a criana utiliza as mais diferentes linguagens para buscar hipteses e compreender o mundo que a cerca. Dessa forma, constri o conhecimento a partir das interaes. De acordo com a equipe pedaggica da Secretaria Municipal de Educao (Semed), o Projeto Oficina Itinerante busca oportunizar estratgias de organizao escolar tendo como premissa uma nova dinmica sobre os tempos dos professores, dos alunos e dos processos cotidianos, ou seja, busca estabelecer uma nova lgica temporal no trabalho com a Educao Infantil. Nesta organizao, direciona tempo destinado ao professor em virtude do planejamento formativo dentro do tempo do aluno, mas de forma harmoniosa, planejada, desejada. A equipe composta por 14 professoras itinerantes que desenvolvem oficinas ldicas em 40 unidades de ensino, atendendo cerca de 5.000 crianas na faixa etria de 2 a 5 anos, distribudas em 270 turmas de Educao Infantil em Cmeis e escolas. Nesta dinmica, cerca de 340 professores so contemplados com formao e planejamento in loco recebendo assessoria pedaggica da equipe de supervisoras da Semed e da equipe pedaggica da escola. Para que as oficinas aconteam de forma organizada e planejada, realizado um encontro entre as Professoras Itinerantes e uma professora (Eventual) de cada unidade escolar, as quais desempenham papel de mediar a lgica temporal e particularidades de cada espao, alm de participarem ativamente das oficinas. Origem do projeto O Projeto Oficina Itinerante desenvolvido na rede municipal de Educao de Divinpolis desde 2012 e teve origem a partir da demanda apontada pelos servidores municipais no II Congresso Municipal de Educao de Divinpolis em 2010. Tem como objetivo oportunizar estratgias de organizao escolar por meio de oficinas pedaggicas, tendo como premissa uma nova dinmica sobre os tempos dos professores, dos alunos e dos processos cotidianos, numa nova lgica temporal no trabalho com a Educao Infantil. No cotidiano escolar, a oficina propicia o planejamento coletivo dos professores e equipe pedaggica, enquanto as crianas vivenciam experincias nas linguagens plstica, musical, corporal, oral e matemtica para alm das oferecidas cotidianamente pelo professor regente.