Mais de 800 novas empresas foram registradas neste período
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semde), informa que o município segue se destacando como um dos polos de crescimento econômico de Minas Gerais. No primeiro semestre de 2025, foram registradas 815 novas empresas, o que representa um aumento de 24,81% em comparação com o mesmo período de 2024, quando foram contabilizadas 653 aberturas, segundo relatório da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg).
O setor de serviços liderou a formalização de empresas na cidade, com 567 novos registros, seguido pelo comércio, com 201, e pela indústria, com 47. A análise da Jucemg considera empresas de todos os portes, com exceção dos Microempreendedores Individuais (MEIs).
Com esse desempenho, Divinópolis ocupa a oitava posição entre os municípios mineiros com maior número de empresas abertas no primeiro semestre, assumindo ainda a primeira colocação na região Centro-Oeste do estado. O município ficou atrás apenas de Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora, Montes Claros, Betim e Uberaba.
Somente no mês de junho, Divinópolis contabilizou 108 novos negócios formalizados, mantendo um ritmo de crescimento constante.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Divinópolis, Igor Cardoso, a abertura de novas empresas reflete um ambiente de negócios cada vez mais favorável e o compromisso da gestão Gleidson e Janete em incentivar o empreendedorismo. “Estamos preparando um solo fértil para que os negócios prosperem em Divinópolis”, destacou.
O desempenho do município acompanha a tendência estadual. Minas Gerais registrou 58.399 novas empresas no primeiro semestre de 2025, o que representa uma alta de 21,3% em relação ao mesmo período de 2024 — o equivalente a mais de 10 mil novos empreendimentos.
Esse cenário reforça o papel estratégico de Divinópolis no desenvolvimento regional e destaca o município como um ambiente cada vez mais propício ao investimento, à inovação e ao fortalecimento do empreendedorismo.