A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), em parceria com o Consórcio TransOeste, promoveu hoje (14/03) a vivência inaugural do Projeto Bom Passeio.
O projeto “Bom Passeio” é de cunho educacional patrimonial e turístico e tem como objetivo estimular os professores e alunos na prática do estudo do meio, exercitando a cidadania através da parceria Turismo e Educação.
Para dar início ao projeto, em 2025, os professores participaram nesta sexta-feira de uma excursão com o mesmo roteiro que os estudantes terão a oportunidade de experienciar.
O percurso incluiu visitas à Biblioteca Municipal e à Praça Candidés, com foco no seu valor histórico e cultural. Em seguida, o grupo passou pela Praça Catedral, onde explorou a arquitetura e os monumentos históricos da área. O trajeto continuou pelo Mercado Central, Maria Fumaça e Estação Ferroviária, finalizando na garagem da Trancid.
Conduzidos pelo gerente de memória e historiador Faber Clayton da Secretaria de Cultura, os professores foram convidados a refletir sobre a história do município, para que possam transmitir esses conhecimentos aos alunos antes da realização do passeio.
A vivência inicial com os professores tem o propósito de fomentar e incentivar a pesquisa e a valorização do conhecimento histórico e cultural da cidade, permitindo que sensibilizem os estudantes em sala de aula.
Em 2025, participarão do projeto "Bom Passeio" 27 escolas, sendo 26 regulares e uma escola especial.
Para encerrar o projeto, no final do ano será realizado o concurso literário "Divinópolis: Sempre um Bom Passeio", com o objetivo de incentivar o desenvolvimento da leitura, da escrita e da expressão dos estudantes das unidades escolares do município.