A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), deu início a um novo ciclo de aprendizado e transformação no atendimento em tempo integral. Nos dias 05, 06 e 07 de fevereiro, foi realizada uma formação especial para os profissionais da rede municipal de ensino das escolas que atuam no tempo integral. A formação aconteceu simultaneamente para os profissionais da educação e ensino fundamental, mas em espaços diferentes. O objetivo é capacitar os professores para o trabalho com oficinas lúdicas e pedagógicas, além de alinhar práticas inovadoras e metodologias ativas que irão aprimorar as propostas educacionais.
O evento, que se encerrou hoje, promoveu a troca de experiências e o desenvolvimento de novas estratégias para tornar as oficinas espaços de criatividade, descoberta e crescimento integral das crianças e estudantes. As escolas municipais Otávio Olímpio de Oliveira, Dionísio Joaquim Rodrigues, Padre João Bruno, Emílio Ribas, João Gontijo da Fonseca e Raio de Sol oferecerão oficinas diversificadas, incluindo:
- Oficina Criativa
- Literatura e Teatro
- Jogos Cooperativos e Funcional Kids
- Computação/Robótica
- Musicalização
- Matemática Divertida e Educação Financeira
- Atividades Extraclasse
Já as escolas Oribes Batista Leite, São Sebastião e o CMEI Miguel Rodrigues Filho terão oficinas de ateliê, aromas e sabores, brincadeiras cantadas, cantinhos temáticos e jogos matemáticos.
A Educação Integral é uma estratégia fundamental para elevar a qualidade do ensino, e a Prefeitura está investindo continuamente na formação dos profissionais da educação para garantir o sucesso dessa abordagem. A implementação das novas metodologias e o comprometimento dos educadores irão proporcionar uma experiência educacional mais rica e completa para as crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
Vale destacar que a formação realizada neste momento é específica para as escolas de tempo integral do Ensino Fundamental. A formação para os professores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) que atuam em tempo integral, como os CMEIs Miguel Rodrigues, São Sebastião e Oribes Batista Leite, também aconteceu de forma in loco, diretamente em cada unidade, garantindo que os profissionais recebessem a capacitação no ambiente em que atuam.