O professor itinerante é um profissional que se desloca entre diferentes escolas ou comunidades para oferecer educação de qualidade. Esse modelo de ensino é especialmente útil nas unidades escolares da rede municipal de Divinópolis, pois auxilia os professores de cada escola durante o período de planejamento semanal, quando a equipe pedagógica dedica seu tempo a essa atividade.
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa que, no dia 05/02, aconteceu um encontro de formação no auditório da SEMED, ministrado pelas professoras Cristiane Natividade e Micheline Aparecida, responsáveis pelo projeto Oficina Itinerante. Durante o encontro, foram trabalhadas técnicas de flexibilidade e adaptabilidade, fundamentais para o trabalho do professor itinerante, que precisa ser capaz de lidar com diferentes contextos e necessidades.
Também foram abordados os seguintes tópicos:
Conhecimento e Habilidades: A formação oferece um conhecimento sólido sobre a matéria que o professor itinerante ensina e o desenvolvimento de habilidades para transmitir esse conteúdo de maneira eficaz.
Comunicação Eficaz: Desenvolver a capacidade de comunicação eficiente, essencial para se conectar com os alunos e a comunidade.
Empatia e Sensibilidade: A formação proporciona o desenvolvimento da capacidade do professor itinerante em lidar com as necessidades e desafios dos alunos.
Além disso, os múltiplos recursos foram aplicados na formação com o objetivo de auxiliar os profissionais no uso da tecnologia, como tablets, smartphones e laptops, para acessar recursos educacionais e se conectar com os alunos. Também foi destacada a importância de materiais didáticos, como livros e atividades práticas, orientando os professores itinerantes a diversificar a didática durante a aplicação do projeto.
A Secretaria Municipal de Educação destaca que é fundamental que os professores itinerantes tenham o apoio e os recursos necessários para oferecer uma educação de qualidade para todos os estudantes.
(PROJETO DE LEI Nº 023/2024: Institui o Programa Oficina Itinerante como política pública de Estado. Fica instituído o Programa Oficina Itinerante, nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Divinópolis, com a finalidade de oferecer oficinas lúdico-pedagógicas de múltiplas linguagens para as crianças da Educação Infantil, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação de Divinópolis. Autoria: Poder Executivo.)