A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu ontem (10/10), a abertura da exposição “Os múltiplos Talentos dos Profissionais da Educação”, a fim de promover a valorização dos profissionais que trabalham no município.
A exposição, que conta com murais preenchidos com a história de diversos colaboradores, apresentando fotos e biografias dos profissionais, ressaltando talentos especiais como cantoras, musicistas, cozinheiras, artesãs, atletas, dançarinas e contadoras de histórias. A exposição estará disponível no Espaço Flávia Mourão, que fica no hall de entrada do Centro Administrativo da Prefeitura, até o dia 31 deste mesmo mês.
Os profissionais da educação desempenham um papel crucial na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que visa garantir um aprendizado de qualidade e equitativo para todos os alunos. Com múltiplos talentos, esses educadores são responsáveis por aplicar diretrizes pedagógicas que moldam o futuro dos estudantes, promovendo a interdisciplinaridade e o trabalho colaborativo.
A coordenadora pedagógica da Gerência de Políticas Educacionais, Patrícia Rodrigues Tavares, falou sobre o intuito da exposição. “Quando pensamos em professores, rapidamente nos lembramos da nossa infância e de figuras marcantes que deixaram uma impressão duradoura. Os talentos desses educadores habilidades que eles demonstram com facilidade e naturalidade. O currículo dos professores reflete essa necessidade de múltiplos talentos, ressaltando a importância de uma formação abrangente, que permita inspirar e se conectar com seus alunos de maneiras criativas e significativas”, destacou.
O secretário de Governo, Matheus Tavares, relatou como a educação mudou a vida de sua esposa. “Em casa, minha esposa é professora e vive a realidade da educação diariamente. Posso afirmar que educar é, de fato, um dom divino! Desde jovem, ela sempre teve o desejo de ensinar, mas foi ao iniciar a faculdade de Pedagogia que realmente se descobriu. Por isso, sei que, cada professor tem esse dom e merece ser reconhecido pelo importante trabalho que realiza”, contou.
Aline Augusta de Moraes Gontijo, coordenadora da Oficina de Jogos, parabenizou a iniciativa. “A exposição Múltiplos Talentos dos Profissionais da Educação foi uma forma muito carinhosa de reconhecimento aos profissionais brilhantes que a gente tem na rede, não só em sala de aula, mas também fora dela!”, afirmou.
O evento contou também com a presença da professora Sueli Aparecida Franklim, que apresentou o melhor de seu repertório com voz e violão, cantando as músicas “Quero Aprender” que na sua versão brasileira, é cantada por Eliana, e “Caderno” de Toquinho. Sua apresentação enriqueceu o salão e trouxe nostalgia a todos presentes.