A Prefeitura de Divinópolis, através da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (Daps) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), anuncia o “1º Fórum Regional de Judicialização as Saúde da Macrorregião Oeste”. O evento visa criar uma agenda regional para melhorar o acesso a serviços e tecnologias de saúde, buscando garantir o direito à saúde através de políticas sociais e econômicas.
O encontro acontecerá nos dias 24 e 25 de outubro, das 7h30 às 17h, no Auditório Vermelho da Faculdade Anhanguera, em Divinópolis. A proposta é desenvolver soluções que assegurem a racionalização das demandas judiciais, sem deixar de lado o compromisso com a garantia do direito universal à saúde.
O fórum contará com a participação de magistrados, operadores do direito, gestores e profissionais da saúde, proporcionando um debate enriquecedor entre todos os envolvidos nesse processo. A ideia é promover um trabalho colaborativo, garantindo que as soluções propostas levem em conta as particularidades e desafios da região.
Segundo a secretária de saúde, Sheila Salvino, este será um momento de suma importância para a Macrorregião Oeste. “A judicialização da saúde, embora seja um acesso legítimo, muitas vezes coloca os gestores em situações muito complicadas. Por isso, discutir a gestão dessa via de acesso é fundamental para garantir o direito à saúde, em conformidade com os princípios do SUS de universalidade, igualdade e equidade”, afirma a profissional.
Fábio Botelho, idealizador do evento, reforça a fala de Sheila Salvino. “Mais do que discutir judicialização da saúde, o foco será o acesso durante este fórum. O momento não poderia ser mais oportuno, dado que o STF (Supremo Tribunal Federal) está em meio a discussões sobre a judicialização de medicamentos, além de estarmos no período pós-eleições municipais, o que torna a compreensão sobre a organização do SUS essencial, principalmente para os novos gestores”, reafirma.