A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude (Semej) e da Secretaria Municipal de Fiscalização de Obras Públicas e Planejamento (Semfop), realizou, no último sábado (8/6), a inauguração da Praça Esportiva Fábio Donizete de Oliveira, localizada no bairro Quintino.
A construção engloba uma área de aproximadamente 2.960 m², contando com um campo de futebol de 1.125 m² e uma quadra de areia com 240 m². Além disso, a praça ainda conta com um espaço para playground, academia ao ar livre e pavimento em piso intertravado com 332 m².
A obra foi realizada com o valor de R$ 185.111,05, recurso proveniente de emenda impositiva da vereadora Ana Paula do Quintino. A 2ª etapa da praça, que também conta com recurso de emenda impositiva da vereadora, já está em fase de elaboração do edital para abertura de Processo Licitatório, que acontecerá nos próximos dias.
A praça recebe o nome de Fábio Donizete de Oliveira, que foi um cidadão nascido dia 24 de outubro de 1956, que passou a infância no bairro Esplanada. Já adulto, Fábio desenvolveu vários trabalhos comunitários no bairro Quintino e trabalhou como agente de saúde até se aposentar. Ele sempre gostou de ajudar o próximo, e, por isso, se candidatou à presidência da Associação de Moradores do Bairro Quintino (Ambaq), a qual, juntamente com o apoio da comunidade, conseguiu reformar um salão, onde serviu para base da unidade de saúde, se estabelecendo até conseguir sua sede própria.
Durante as festividades da inauguração, várias atrações estavam disponíveis para a população, como o Procon, tirando dúvidas das pessoas acerca da Defesa do Consumidor; uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizando testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs); a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), com o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Sudoeste e CadÚnico, orientando a população sobre benefícios dos Programas Sociais; e a Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lago, realizando doações de livros para o incentivo à leitura.
Por fim, também fizeram parte da inauguração: a Clínica Amor e Saúde, com a aferição de pressão e testes de glicemia; a professora de dança Ketlin, que agitou o pessoal com aulas de zumba; e a diretora da Escola Municipal José Quintino Lopes, que realizou um lindo projeto de plantio de árvores nos espaços da praça. Além disso, os presentes também tiveram pipoca, algodão doce e cama elástica à disposição, bem como um jogo do time América contra o time Junta e Vamo, estreando, em grande estilo, a quadra de futebol.
O prefeito, Gleidson Azevedo, pediu à comunidade, durante o evento, que cuidasse do complexo, tendo em vista sua importância para a comunidade. “A importância desse complexo esportivo é muito grande, pois, agora, as famílias podem frequentar o local para lazer e diversão. Por isso, eu peço para vocês que cuidem dela”, declarou.
A vice-prefeita, Janete Aparecida, ressalta a importância do local para os moradores locais. “Isso, gente, é ganho muito grande para a comunidade. Essa praça nos ajuda a proporcionar, para toda população aqui, uma qualidade de vida melhor. Além disso, precisamos de tirar essas crianças da rua, cuidar delas e oferecer um lugar bacana para elas brincarem”, ressaltou.
O secretário de Esportes, Weslley Oliveira, se disse orgulhoso do resultado do trabalho. “Ao ver essa área antes do início das construções, a gente viu que ela estava toda devastada e sem nada, e hoje vendo tudo isso pronto, é motivo de muito orgulho de tudo que foi feito aqui. Espero que vocês aproveitem e cuidem muito bem dessa praça”, pontuou.
O secretário de Fiscalização de Obras Públicas e Planejamento, Paulo José, comentou sobre o projeto ainda não terminado. “Essa praça ainda vai receber mais melhorias com a 2ª etapa que vem por aí, que vai proporcionar um maior proveito ainda do espaço que já está incrível. Disfrutem bastante deste local”, reforçou.
A vereadora Ana Paula do Quintino comentou sobre a realização da obra. “Tudo isso que vocês estão vendo é o dinheiro do imposto de vocês voltando. Nós vamos continuar com a segunda etapa para trazer ainda mais qualidade de vida para a população de Divinópolis”, expressou.
A assessora do deputado federal Domingo Sávio, Aline Fernanda, parabenizou os envolvidos na realização da obra e anunciou novos investimentos. “Parabenizo a todos os envolvidos na obra e trago uma boa notícia pra comunidade, o deputado autorizou a destinação de um recurso, de uma emenda no valor de R$ 250 mil pro campo, que é um campo que é tradicional aqui na comunidade”, comentou.
A representante da família homenageada, Maria Luiza Branquinho, agradeceu pela homenagem. “Eu agradeço à Prefeitura, à Ana Paula e a todos por tudo isso. Agora, precisamos cuidar dessa obra e dessa comunidade, pois isso é muito importante. Então, que todos que usem esse espaço, cuidem e zelem por isso”, reforçou.