14 JUN 2024
Campanha de Vacinação contra Poliomielite é prorrogada
A Prefeitura de Divinópolis, através da Central de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que a Campanha de Vacinação contra Poliomielite em Minas Gerais foi prorrogada até o dia 30 de junho, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG).

O público-alvo desta iniciativa é representado por crianças menores de 5 anos, e a meta é vacinar 95% das crianças. Vale ressaltar que a campanha é indiscriminada, incluindo todas as crianças, independentemente de estarem com o cartão de vacinação atualizado para as doses de poliomielite.

A Semusa enfatiza a gravidade da poliomielite, uma doença que afeta principalmente crianças, podendo causar paralisia muscular, inclusive nos músculos respiratórios. Apesar de estar erradicada desde 1989, o risco de reintrodução persiste devido às baixas taxas de vacinação registradas nas últimas décadas. Assim, os postos de vacinação continuarão operando em todo o município, das 8h às 16h nas 44 salas de vacinas, bem como nas 10 unidades do Programa Saúde na Hora, das 18h às 21h.

Além disso, é crucial ressaltar a importância da vacinação como uma medida fundamental para a proteção individual e coletiva contra a poliomielite. A imunização não apenas protege a criança vacinada, mas também impede a disseminação do vírus, protegendo aqueles que não podem receber a vacina, como pessoas com sistemas imunológicos comprometidos.

Em Divinópolis, o público-alvo abrange 11.744 crianças de até 5 anos. Porém, nesta campanha, foram aplicadas 3.196 doses, resultando na cobertura vacinal de 27,2%, segundo dados extraídos do Prontuário Eletrônico do Cidadão do Sistema Único de Saúde (PEC-SUS) no município. Já a cobertura nacional encontra-se em 9,32%, e a cobertura estadual encontra-se em 10,30%, de acordo com os dados da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

Devido a essa baixa porcentagem de vacinação, tendo em vista que a meta é imunizar 95% do público-alvo, foi prorrogada a data da campanha. Para manter a doença erradicada, é essencial que os responsáveis levem suas crianças para receberem a vacina, garantindo a segurança e a saúde de toda a comunidade!
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024