O Maio Laranja é o mês de campanha para conscientizar a população sobre o abuso e a exploração sexual infantil no Brasil
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou, na manhã de hoje (29/5), uma roda de conversa com os familiares das crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ADAP, promovida pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Noroeste.
Na ocasião, foi reafirmada a importância de conversar com os filhos sobre o respeito ao corpo, além de estimular o diálogo na família e participação na vida dos filhos. As famílias foram orientadas a denunciar pelos canais: Disque 100; Conselho Tutelar; e a Polícia.
O encontro foi direcionado pela assistente social e técnica do Cras Noroeste, Madalena Amaral, que falou sobre a campanha nacional “Faça Bonito: Proteja nossas crianças”, referente ao Maio Laranja, que é o mês de campanha contra o abuso e a exploração sexual infantil no Brasil. A campanha é uma inciativa que visa dar visibilidade ao assunto.
Os responsáveis foram muito participativos. Alguns relataram ter vivido tal situação de abuso e as consequências que sofrem até hoje. Segundo um dos pais presentes, é importante orientar os filhos sobre o abuso sexual e acompanhar de perto seu crescimento para evitar que algo aconteça.
O Cras desenvolve encontros mensais com as famílias dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para promover e fortalecer o seu papel protetivo, prevenir riscos e fortalecer os vínculos.