26 DEZ 2013
Defesa Civil orienta população sobre cuidados no período chuvoso
A Prefeitura de Divinpolis, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), orienta a populao sobre os perigos e problemas que o perodo chuvoso pode trazer. As chuvas devem se intensificar, e os moradores de reas de risco e regies ribeirinhas precisam ficar atentos possibilidade de inundaes, deslizamentos e outros acidentes registrados nesta poca do ano. A Defesa Civil refora a importncia de aes preventivas para minimizar os riscos e garantir a segurana da populao, como a limpeza das caixas de captao de gua da chuva (boca de lobo), onde ocorre a acmulo de materiais que podem obstruir a escoamento da gua. O morador tambm pode contribuir para evitar o risco de inundaes depositando o lixo em local e horrio apropriado, evitando ainda a colocao de materiais de construo nas ruas, pois podem ser arrastados pelas enxurradas. De acordo com o coordenador da Defesa Civil e secretrio municipal de Operaes Urbanas, Dreyfus Rabelo, a parceria com as foras de segurana pblica, instituies e entidades, alm do apoio da populao, fortalecem as aes do plano de contingncia e contribuem para o balano positivo registrado at o momento. Durante o perodo do Governo Vladimir, desde a sua primeira gesto, a gente obteve um resultado positivo e uma reduo efetiva de reas de risco. No quer dizer que elas no existam, mas os investimentos em infraestrutura e as melhorias possibilitaram a reduo do risco. A construo de gabies, limpeza permanente e a captao da gua pluvial amenizaram a situao. Avaliamos que esses pontos, que inicialmente todo ano eram muito crticos, eles possam ter alguma dificuldade dependendo do volume pluviomtrico, e por isso esto sendo monitorados reflete Dreyfus. Segundo o coordenador de Defesa Civil, a Prefeitura tem feito a sua parte e alguns cuidados devem ser tomados pela populao, mesmo com as aes de preveno. Em casos de chuvas intensas, manter um membro da famlia atento ao nvel das guas. Observar o alinhamento das rvores. Se detectar rachaduras nas paredes, no solo, encostas e morros, avaliar se esto inativas ou progredindo. Nos casos de maior gravidade (havendo infiltrao, rachadura progredindo ou barulhos estranhos) deve-se abandonar a residncia imediatamente e entrar em contato com a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros. O governo municipal conta com a populao para o monitoramento das reas de risco da cidade. Estamos disposio para atender a necessidade da populao em caso de ocorrncias Para entrar em contato com Defesa Civil, ligue 199 ou 9820-0301.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024