09 MAI 2024
ESF Ipiranga realiza educação em saúde para trabalhadores
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa sobre a palestra realizada, na quarta-feira (8/5), das 8h às 9h, pela equipe Estratégia de Saúde da Família (ESF) Ipiranga.

A palestra aconteceu na empresa Telemont para promover bate papos sobre importantes assuntos para a saúde dos trabalhadores, como: os cuidados da alimentação para combater a hipertensão; o uso consciente e correto do sal; bebidas alcoólicas; a importância de atividades física; o sono reparador; e o tabagismo.

Durante a ação foram distribuídas as fichas de marcadores de consumo alimentar, folhetos com informações importantes para prevenir a hipertensão arterial e uma pesquisa do Ministério da Saúde, cujas informações servem para amostragem e desenvolvimento de propostas sobre a alimentação dos brasileiros. Essa atividade foi conduzida pelo agente comunitário de saúde, Nayron Sousa.

O supervisor da unidade, Alisson Israel Rodrigues, falou sobre o papel do SUS na sociedade, sobre a atuação da ESF Ipiranga na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde (UBS), e abordou sobre as campanhas de vacinação contra gripe, contra dengue e a importância para o trabalhador de ter seu esquema vacinal completo. A palestra foi conduzida pela preceptoria de enfermagem da ESF Ipiranga, Gabriela Gonçalves Amaral e as acadêmicas do 5º período de enfermagem Julia Lobo e Ana Clara Andrade da Uemg - Unidade Divinópolis.

De acordo com o supervisor da ESF, Alisson Israel, atuar com educação em saúde dentro do ambiente do trabalhador cria, por parte da empresa, a oportunidade de se ter cada vez mais profissionais bem-informados sobre os cuidados com a própria saúde, o que produz um ambiente profissional mais saudável. “Temos feito excelentes parcerias com as empresas em nossa área de abrangência com o objetivo de promover a prevenção em saúde no ambiente do próprio trabalhador e a adesão e aceitação tem sido favorável e gratificante”, completou.

Segundo a enfermeira e professora do departamento de Ciências de Reabilitação e Saúde da Uemg, Gabriela Gonçalves, um dos mais importantes meios para a realização da promoção à saúde é a prática da educação em saúde. “Na ação fora abordada mecanismos para prevenção e controle da hipertensão arterial sistêmica, considerada uma doença silenciosa, caracterizando-se como umas das mais importantes doenças na área da saúde pública, devido às altas taxas de morbidade e mortalidade. Na ocasião, os participantes puderam expor suas experiências quanto aos hábitos e estilos de vidas que podem ser fatores de risco para a hipertensão”, completou.

A equipe da ESF montou um cronograma com ações mensais de educação em saúde para os trabalhadores da empresa. Confira as ações dos próximos meses:

- 5 de junho: Prevenção de doenças osteomusculares.
- 3 de julho: Alimentação saudável e incentivo à atividade física.
- 7 de agosto: Doação de sangue e medula óssea.
- 4 de setembro: Prevenção ao suicídio.
- 2 de outubro: Prevenção ao câncer de mama.
- 6 de novembro: Prevenção ao câncer de próstata.
- 4 de dezembro: Prevenção ao câncer de pele.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024