07 MAI 2024
Caps promove atividades na “Semana da Luta Antimanicomial”
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa as atividades referentes à “Semana da Luta Antimanicomial”. As ações são de responsabilidade dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) III, Caps ad III, e Capsi SRT.

Desde 1987, o “Dia Nacional da Luta Antimanicomial”, comemorado no Brasil no dia 18 de maio, é marcado por manifestações, por todo o país, em favor de um cuidado em saúde mental mais humanizado e vinculado a preceitos de justiça social, de liberdade, de direito e de cidadania.

As ações acontecerão pela parte da manhã, a partir das 9h, e à tarde, a partir das 13h30. Os encontros são abertos para o público, usuários, familiares e profissionais da saúde. O município de Divinópolis está com uma programação repleta de atividades e iniciativas sociais e culturais, conforme o cronograma:

Na segunda-feira (13/5), será o início das comemorações alusivas ao tema. Acontecerá a ornamentação do CAPS na parte da manhã, e, na parte da tarde, acontecerá uma visita a academia mutação para uma tarde de prática de atividades físicas. Na terça-feira (14/5), acontecerá a exposição interna dos trabalhos da oficina pela manhã, e na parte da tarde acontecerá uma roda de conversa sobre o tema.

Na quarta-feira (15/5), será o dia destinado aos trabalhadores de saúde mental. Acontecerá capacitação e reflexão do movimento antimanicomial. Na quinta-feira (16/5), terá oficinas com as instituições de ensino superior e atividades voltadas às famílias. A ação contará com técnicos de referência e a equipe de enfermagem. Além disso, será realizado o Bingo, que foi muito solicitado pelos usuários.

Na sexta-feira (17/5), acontecerá o Yoga e dança circular com mesa de frutas pela manhã. À tarde, será feita uma atividade externa definida no anfiteatro da Faculdade Anhanguera. No sábado (18/5) às ações da semana se encerrará com uma atividade para a reflexão sobre as conquistas e desafios da saúde mental na atualidade.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024