29 ABR 2024
EDUCAÇÃO
TDAH no processo de alfabetização é pauta de oficinas para professores e gestores
O encontro foi fundamental para que os profissionais se informarem sobre o tema e pensar em estratégias para utilizar na alfabetização das crianças
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, na última sexta-feira (26/4), no Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), um encontro com oficinas para professores e equipes gestoras com a temática: TDAH no processo de alfabetização.

O objetivo do encontro foi oferecer vivências aos profissionais da educação, buscando que todos pudessem colocar em prática diferentes estratégias para utilizar no processo de alfabetização.

No primeiro momento, as psicólogas, Eloísa Paiva e Raquel, fizeram uma exposição teórica sobre os sintomas, o diagnóstico, e perspectivas de novas pesquisas e descobertas sobre o assunto. Já na segunda parte do encontro, os profissionais foram divididos em grupos e passaram por quatro oficinas diferentes, abordando temas importantes para que a formação seja completa.

O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é um distúrbio neurobiológico comum que afeta crianças e, frequentemente, continua na idade adulta. Ele se caracteriza por dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o TDAH é um dos transtornos mais comuns em crianças e adolescentes e atinge cerca de 5% a 7% da população em idade escolar e 2,5% dos adultos. O diagnóstico é mais comum entre os 5 a 7 anos de idade.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024